Clã Barreto é homenageado no Festival de Cinema de Lima

Paula e Bruno Barreto receberam as condecorações por 50 anos de trabalho da família

Efe,

07 de agosto de 2010 | 05h04

A família Barreto, dedicada inteiramente ao cinema, recebeu uma homenagem em meio a lágrimas e aplausos por 50 anos de trabalho no Brasil, na inauguração, na sexta-feira, 6, do 14º Festival de Cinema de Lima.

 

No ato, realizado no Museu Pedro de Osma, estiveram presentes Paula e Bruno Barreto, já que os patriarcas do clã, Luiz Carlos e Lucy, permaneceram no país para cuidar de seu filho Fabio, que está em situação grave após um acidente automobilístico em dezembro, que o deixou em coma.

 

O diretor do Festival de Lima, Edgar Saba, disse, ao entregar o prêmio "Spondilus de prata" a Bruno e Paula, que "a família Barreto entendeu claramente que o único compromisso possível (no cinema) é conceber nossa vida como um relato e nosso projeto como uma estirpe".

 

Paula soluçou ao ler uma carta de agradecimento de seu pai, na qual ele afirmava que a família tenta sempre, através do cinema, "revelar alma, sentimento, dores e alegrias das pessoas".

 

Bruno aliviou a tensão ao lembrar uma frase de

seu pai: "Um povo sem seu próprio cinema é como um povo sem espelho, que não pode se olhar. Viva o cinema latino-americano!".

 

Longos e calorosos aplausos dos quase mil presentes completaram a bela homenagem.

Antes passar pelo tapete vermelho, Paula disse à agência Efe que se sentia muito honrada pela homenagem e lembrou que a carreira cinematográfica de seus pais já tem quase meio século.

 

"É muito difícil para uma companhia permanecer por tanto tempo e produzir filmes importantes como 'Dona Flor e seus dois maridos', ou os dois que concorreram ao Oscar de melhor filme estrangeiro: 'O Quatrilho' e 'Quatro dias de setembro' ou muitos outros que marcaram o cinema latino-americano".

A inauguração do Festival de Lima, realizado entre o 6 e 14 de agosto e que contará com mais de cem filmes, contou com a presença de várias outras personalidades do mundo do cinema e da literatura.

Tudo o que sabemos sobre:
BarretoLima

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.