PUBLICIDADE

Cinema britânico lança a pré-estréia online

O novo filme de Simon Beaufoy chega simultaneamente às salas e à rede, uma forma de contornar os percalços da distribuição

Por Agencia Estado
Atualização:

Filmes de baixo orçamento, sem investimento de uma grande distribuidora, têm em geral uma difícil carreira nos cinemas. Ciente disso, produtores britânicos decidiram apostar alto na internet e lançam hoje uma espécie de pré-estréia online. This is Not A Love Song chega aos cinemas no mesmo dia em que é oferecido na rede, por até US$ 4,8. O thriller This is Not A Love Song foi escrito por Simon Beaufoy, indicado ao Oscar por Ou Tudo Ou Nada. As filmagens, em câmera digital, levaram 12 dias, ao custo de US$ 800 mil - um baixíssimo orçamento para padrões ingleses. Mas Beaufoy acredita que a distribuição na internet pode fazer com que um filme pequeno, como o dele, tenha público grande. Ele acha que o cinema inglês tem perdido espaço nas salas para os arrasa-quarteirões americanos - queixa repetida por profissionais do cinema em diversos países. Para tentar contornar o problema, a produtora Footprint Films levou o filme ao mesmo tempo às salas e à rede. O internauta pode fazer o download ou apenas assistir ao filme, quantas vezes quiser. Por enquanto, a distribuição está restrita ao mercado britânico. A agência estatal inglesa de cinema avisa que esta pré-estréia eletrônica é experimental, e que não há planos, por ora, de expandir a distribuição virtual de filmes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.