Cineasta Michael Moore lança site 'TrumpiLeaks' para receber denúncias sobre governo dos EUA

Cineasta também está trabalhando em um documentário sobre a eleição presidencial de 2016

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LOS ANGELES - O cineasta documentarista e ativista liberal Michael Moore lançou um site chamado TrumpiLeaks nesta terça-feira para permitir que delatores vazem informações de forma segura para ele sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu governo.

PUBLICIDADE

"Americanos patriotas no governo, agentes da lei ou do setor privado com conhecimento de crimes, de violações de confiança pública e de atos irregulares cometidos por Donald J. Trump e seus associados são necessários para se denunciar atos, a fim de proteger da tirania os Estados Unidos da América”, escreveu Moore em carta aberta no Huffington Post.

"Eu sei que isto é arriscado. Eu sabia que poderíamos ter problemas. Mas muita coisa está em jogo para jogarmos com segurança”, escreveu Moore.

O cineasta Michael Moore Foto: Mike Segar/Reuters

Moore, de 63 anos, disse que embora nenhuma comunicação digital seja 100 por cento segura, ele e sua equipe usaram a tecnologia mais segura possível para proteger anonimato.

O TrumpiLeaks foi anunciado um dia após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos dizer que um funcionário terceirizado da inteligência norte-americana, de 25 anos, foi preso e acusado por vazar materiais confidenciais da Agência de Segurança Nacional relacionados à interferência russa na eleição presidencial norte-americana de 2016 para uma organização midiática.

Trump pediu repressão a vazamentos para a mídia. Moore, conhecido apoiador de causas liberais e crítico aberto a Trump, está trabalhando em um documentário sobre a eleição presidencial de 2016. Seus outros filmes incluem “Fahrenheit: 11 de Setembro”, que é uma visão crítica sobre a Presidência de George W. Bush e as guerras no Iraque e Afeganistão.

O cineasta atingiu a fama com seu documentário de 1989 “Roger e Eu”, sobre sua cidade natal de Flint, no Michigan, e “Tiros em Columbine”, de 2002.

Publicidade

O site TrumpiLeaks é um portal dentro do site pessoal de Michael Moore. Sua carta aberta também foi publicada em sua página inicial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.