Divulgação
Divulgação

Cineasta iraniano é impedido de deixar o país

Mojtaba Mirtahmasb foi detido quando tentava embarcar com a família para Paris, onde promoveria documentário que critica a repressão do governo iraniano ao cinema independente

estadao.com.br,

06 de setembro de 2011 | 18h48

SÃO PAULO - O cineasta iraniano Mojtaba Mirtahmasb foi impedido de deixar o Irã quando embarcava para a França acompanhado de sua família na noite da última segunda-feira.

 

De acordo com a distribuidora dos filmes de Mirtahmasb no Brasil, seus pertences, incluindo seu passaporte e computador pessoal, foram confiscados pelas autoridades ainda no aeroporto.

 

Ao lado de Jafar Panahi, diretor que já foi detido pelo governo iraniano no passado, Mirtahmasb dirigiu This is Not a Film, documentário que mostra um dia na vida de Panahi e expõe as dificuldades encontradas para a realização de filmes independentes no país.

 

Panahi foi condenado em março do ano passado por apoiar o líder de oposição Mirhossein Mousavi durante a disputada eleição presidencial no país em 2009.

 

O diretor embarcava para promover o filme em Paris, a partir de onde iniciaria uma turnê mundial de divulgação que inclui os festivais de Toronto, Nova York e Londres.

Tudo o que sabemos sobre:
Mojtaba MirtahmasbJafar PanahiCinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.