Fábio Barreto, diretor de 'O Quatrilho' e 'Lula, o Filho do Brasil', morre aos 62 anos

Filho de Luiz Carlos Barreto e irmão de Bruno Barreto, o cineasta estava em coma havia quase dez anos, desde um acidente de carro; Deborah Kalume presta homenagem ao marido

PUBLICIDADE

Por Fabio Grellet
Atualização:

RIO - O cineasta Fábio Barreto, diretor de filmes como O Quatrilho e Lula, o Filho do Brasil, morreu por volta das 19 horas desta quarta-feira, 20, aos 62 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Fábio Barreto também atuou como ator, roteirista e produtor Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão

PUBLICIDADE

Filho de Luiz Carlos Barreto e irmão de Bruno Barreto, ambos também cineastas, Fábio Barreto estava em coma havia quase dez anos, após sofrer um acidente na rua Real Grandeza, em Botafogo, perto do túnel velho, por volta das 22h50 de 19 de dezembro de 2009. Ele estava sozinho em uma Mitsubishi Pajero que teria sido fechada por outro veículo, nunca identificado, e capotou, caindo de uma altura de quatro metros.

O cineasta foi levado pelos bombeiros para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, onde foi diagnosticado com politraumatismos e submetido a cirurgia. No dia seguinte foi transferido para o Hospital Copa D’Or, em Copacabana, onde permaneceu sob tratamento até março de 2010. Desde então ele era tratado em casa, onde continuou inconsciente.

Mais importante filme de Fábio Barreto, O Quatrilho levou mais de um milhão de espectadores ao cinema nos anos 1990 Foto: Acervo Estado

Além de dirigir filmes, Fábio Barreto também atuou como ator, roteirista e produtor. Seu filme mais famoso foi O Quatrilho (1995), baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996. Outro filme de Fábio que repercutiu bastante foi a cinebiografia Lula, o Filho do Brasil, baseado no livro de Denise Paraná e lançado em janeiro de 2010.

O último filme de Fábio Barreto foi'Lula, o Filho do Brasil', 2009 Foto: LC Barreto

Atriz Deborah Kalume presta homenagem ao marido

Fábio Barreto deixou a mulher, a atriz Deborah Kalume, e quatro filhos. 

Debora Kalume prestou homenagem ao marido no Instagram. "Foi uma honra e privilégio poder ter convivido esses anos todos. Aprendi e aprendo a cada dia. Vá em paz, pois enquanto houver sol, cachoeira, mar, flores... amor, gentileza e ternura, você estará lá... você é mto gigante nesse universo! Até breve nosso imenso amor!"

Publicidade

O corpo de Barreto será velado no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, zona portuária do Rio, já nesta sexta-feira. A cerimônia deverá acontecer entre as 10h e às 13h. Logo após, ele será cremado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.