Alexander F. Yuan/AP
Alexander F. Yuan/AP

Christian Bale protagonizará próxima superprodução chinesa de Zhang Yimou

Christian Bale se tornará uma das primeiras estrelas de Hollywood a participar de uma superprodução chinesa, ao ser escolhido por Zhang Yimou como protagonista de seu filme As 13 mulheres de Nanquim, informou o canal de televisão chinês Phoenix TV.

24 de dezembro de 2010 | 11h35

Bale, conhecido por seus papéis em Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas, encarnará um sacerdote que esconde e protege um grupo de prostitutas e estudantes durante a invasão japonesa de Nanquim (1937), na qual morreram cerca de 300 mil pessoas.

O filme é a primeira incursão de Zhang Yimou, diretor chinês mais premiado no estrangeiro, nos filmes de guerra, e conta com um orçamento de US$ 90 milhões para levar para a grande tela um romance do escritor chinês Yann Geling.

Zhang Yimou recebeu nos anos 80 e 90 vários prêmios em festivos europeus por filmes como Lanternas Vermelhas, Tempo de Viver e O Sorgo Vermelho.

Na última década, se dedicou a um cinema mais comercial, tocando gêneros como as artes marciais, a recriação histórica e a comédia, algo que não caiu no gosto de muitos críticos, mas o consagrou como o cineasta com maior fama e cachê do país.

Também se destacou seu trabalho como coreógrafo, especialmente nas cerimônias de inauguração e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.