Cenário de Gaudí para filme espanhol

Na cena mais insólita deProcura-se Um Amor em Barcelona, Judy Davis invade obanheiro feminino, abre uma porta e surpreende Marcia Gay Hardenurinando em pé. A atriz que venceu o Oscar de coadjuvante porPollock, de Ed Harris, faz um travesti. A partir dadescoberta, ganha um outro sentido não só a personagem queinterpreta - um estereótipo de feminilidade -, mas também todo oconjunto que a expressa na tela: o figurino à base de vermelho epreto, os gestos afetados. Não é a menor das surpresasproporcionadas pelo filme de Susan Seidelman que estréianesta sexta-feira. Lili Taylor faz uma lésbica do tipo estivador. Na trama,Marcia, no tempo em que era homem, e ela foram casados e tiveramuma filha. Agora brigam pela criança, uma menina com cara de sermais madura do que todas as figuras que representam os adultosem cena. Judy, a atriz de belos filmes de David Lean e WoodyAllen - Passagem para a Índia, Maridos e Esposas eDesconstruindo Harry - , vive uma americana que trabalhacomo tradutora em Barcelona. Sua tarefa atual é traduzir para o inglês o livro de umaautora sul-americana que fala da difícil relação entre mãe efilha. A mãe, no livro, vive isolada na floresta e sublima suafrustração comendo compulsivamente. Vira um monstro deobesidade. A idéia é que Judy sofre um bloqueio e não conseguetraduzir direito porque também tem problemas com a mãe, que vivenuma pequena cidade no interior dos EUA. Sem dinheiro, Judy aceita a oferta que Marcia Gay Hardenlhe faz, para ajudá-la a localizar seu marido, um certo ´Ben´.Judy vai atrás do cara e encontra uma galeria de personagensbizarros. Susan Seidelman, você deve lembrar-se, fez uma comédiadivertida com Madonna, Procura-se Susan Desesperadamente,que só não é o melhor momento da popstar no cinema porque elafez também Dick Tracy, de Warren Beatty, que já contou comosofreu para tirar dela aquela performance. Susan acumulou erros depois - de que vale como exemploEla É o Diabo, com Meryl Streep e Roseanne Barr. Sai-serazoavelmente, senão bem, em Procura-se Um Amor emBarcelona. O título de rodagem era Gaudí Afternoon.Algumas das mais famosas criações do arquiteto catalão AntonioGaudí servem de locações. A impressão é de que Susan fez uma farsa sobre as novasconcepções de família que Pedro Almodóvar mostrou em Tudosobre Minha Mãe. O pai que vira mãe, a mãe que sonha ser pai.A família, segundo Susan Seidelman, passa por transformações eela termina celebrando uma inversão de papéis para deixar claroque pais como esses, tão fora de esquadro, também amam osfilhos.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.