Eric Gaillard Reuters
Eric Gaillard Reuters

Catherine Deneuve será homenageada no Festival de Veneza com o Leão de Ouro honorário

Mostra italiana, que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro, também dará prêmio para o cineasta Paul Schrader

Ansa, Redação

01 de junho de 2022 | 13h16

A atriz francesa Catherine Deneuve vai receber o Leão de Ouro por sua carreira na 79ª edição do Festival de Veneza, que acontece entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.

A homenagem foi aprovada pelo conselho de administração da Bienal de Veneza, organizadora da mostra, após proposta do diretor do evento, Alberto Barbera.

"É uma alegria receber esse prestigioso prêmio na Mostra de Veneza, que eu amo e conheço há muito tempo. É uma honra ter sido escolhida para essa homenagem pela mostra, que me acompanhou por tantos anos", disse Deneuve em comunicado.

Já Barbera afirmou que a atriz de 78 anos estrelou "um número impressionante de filmes" e colecionou "prêmios nos maiores festivais do mundo, aos quais se deve acrescentar uma candidatura ao Oscar de melhor atriz [por Indochina, em 1993], privilégio raro para uma artista não americana".

"Catherine Deneuve passou a encarnar a essência da diva universalmente reconhecida, afirmando-se entre as maiores intérpretes na história do cinema", acrescentou o diretor.

A francesa já venceu a Taça Volpi de melhor atriz no Festival de Veneza em 1998, por seu papel em Place Vendôme, de Nicole Garcia. Além de Deneuve, a mostra italiana também dará o Leão de Ouro honorário para o cineasta americano Paul Schrader.

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
É uma honra ter sido escolhida para essa homenagem pela mostra, que me acompanhou por tantos anos
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Catherine Deneuve, atriz

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.