Obra de Paolo Sorrentino fica entre vaias e aplausos; críticos apostam em 'Mountain May Depart'; veja galeria de fotos
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Por Luiz Carlos Merten
Atualização:
CANNES - E a 68.ª edição do maior festival do mundo vai se aproximando do fim. Estão chegando os últimos filmes da competição, assinados por Hou Hsiao-hsien (O Assassino), Jacques Audiard (Dheepan, O Homem Que Não Amava a Guerra) e Justin Kurzel (Macbeth). Nos últimos dias, o repórter foi vendo e eliminando concorrentes – o novo Jia Zhang-ke, o novo Paolo Sorrentino. O sucesso internacional de A Grande Beleza consolidou o prestígio do diretor italiano.
Ele voltou à Croisette com outro filme em língua inglesa, Youth/Juventude é interpretado por Michael Caine e Harvey Keitel. Dois velhos num hotel de luxo. Um faz maestro que se aposentou e se recusa a empunhar a batuta de novo, mesmo que seja num concerto para a rainha da Inglaterra. O outro é um cineasta que escreve o último filme, o seu testamento.
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Aqui mesmo em Cannes, onde começou a carreira de A Grande Beleza, Sorrentino desencorajava os críticos a verem o filme como sua releitura de A Doce Vida. Recebido com vaias e palmas, Youth não deixa de pegar carona em outro Fellini – Oito e Meio. A crise de criação pode paralisar o artista, destruí-lo, mas, se ele consegue dar a volta por cima, redescobre energias que nem se julgava mais possuidor. Youth dialoga com A Grande Beleza, como se ambos fizessem parte de uma trilogia. Qual seria/será esse hipotético terceiro filme? Uma releitura de Amarcord? O novo Sorrentino radicaliza o defeito do anterior, que a muitos críticos parece sua virtude. Sorrentino faz filmes para os olhos, com imagens belíssimas, sons deslumbrantes. Mas Sorrentino virou um gênero. É reiterativo. Cada cena vem sublinhar a anterior. Depois de uma hora na tela, a impressão é de que Youth ainda não começou. Quase duas horas depois, não termina nunca.
Jane Fonda demora para aparecer. Chega para anunciar que não vai mais fazer o filme dentro do filme, que está indo para a TV. Keitel e ela brigam. Sorrentino era tão bom na época de As Consequências do Amor, O Amigo da Família. Até O Divo tinha seu interesse como desmontagem do jogo político italiano. Hoje em dia, a impressão é de que virou um engodo. A crítica, inclusive a autocrítica, virou indulgência.
Se Sorrentino vira ‘gênero’, o que deu em Jia Zhang-ke para incursionar pelo cinema de lágrimas? O quarto filme do autor chinês na competição também é seu primeiro melodrama. Depois das cenas de sangue de Mountains May Depart (As Montanhas Podem Partir), Jia segue falando das transformações na sociedade chinesa, agora por meio de outra violência, a do dinheiro. A história faz um arco da China até a Austrália para mostrar uma juventude que matou seus sonhos e/ou corrompeu seus ideais. Há críticos que apostam numa Palma para Jia.
Nas seções paralelas, em Un Certain Regard, veio um belíssimo filme do México – Las Elegidas, sobre um garoto que se apaixona por uma prostituta e promete salvá-la, mas para isso terá de achar uma substituta, outra garota para tomar seu lugar. Mesmo as melhores intenções produzem resultados brutais, como prova o filme de David Pablos.
Exibido no primeiro dia, O Filho de Saul, do húngaro Laszlo Nemes, só foi recuperado agora pelo repórter. É o filme que mais tem cara de Palma de Ouro, até agora. Situado no campo de extermínio de Auschwitz/Burkenau, em 1944, mostra o esforço de um pai para retirar do forno o próprio filho, dando-lhe um enterro ritual. Não é exagerado dizer que o jovem autor húngaro, que assina seu primeiro longa – e já está na competição – rediscute (redimensiona?) a representação cinematográfica da Shoah. Se o júri dos irmãos Coen não reconhecer isso, que pelo menos o faça o da Caméra d’Or, presidido por Sabine Azéma.
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68º Festival de Cinema de Cannes
1 / 5468º Festival de Cinema de Cannes
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Instalação do tapete vermelho nesta quarta-feira, 13, em Cannes Foto: EFE/Sebastien Nogier
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Tom Hardy durante a conferência de imprensa deMad Max: Estrada da Fúria Foto: AFP
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Harvey Keitel e Jane Fonda, que divulgam o longa 'Youth' Foto: AFP
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Ooops! Jane Fonda faz um 'carinho' amigo Harvey Keitel (ao lao de Rachel Weisz e Michael Caine) Foto: Reuters
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O pai de Michael, Joe Jackson, marca presença no Festival Foto: AP
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'Mon Roi' - Vincent Cassel com Emmanuelle Bercot Foto: Reuters
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O diretor Costa-Gavras, homenageado pelo Festival de Cannes Foto: EFE
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'Shan He Gu Ren' - o diretor Jia Zhang-Ke com os atores Zhang Yi, Zhao Tao, Chang Sylvia e Liang Jingdong Foto: AFP
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'Carol' - Rooney Mara, o diretor Todd Haynes e Cate Blanchett Foto: AP
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A atriz e diretora Natalie Portman com o sul-coreano Hong Won-Chan e o húngaro Laszlo Nemes Foto: AFP
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Paolo Sorrentino, diretor do longa 'Youth' Foto: Reuters
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A atriz Isabella Rossellini, presidente do júri da seção Un Certain Regard Foto: AFP
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'Sicario' - Os atores Benicio Del Toro, Emily Blunt e Josh Brolin Foto: AFP
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O argentino Fernando Solanas, diretor de 'Sur' Foto: AFP
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'Inside Out' - O diretor Pete Docter (dir.), os produtorres Jonas Riviera (esq.) e John Lasseter Foto: Reuters
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A atriz Isabelle Huppert, que está no filme 'Louder Than Bomb' Foto: Reuters
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Jake Gyllenhaal, Joel Coen e Sienna Miller - 13.05.15 Foto: AP Photo/Lionel Cironneau
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Atriz chinesa Zhao Tao, na abertura da 68ª edição do Festival de Cannes Foto: EFE/GUILLAUME HORCAJUELO
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Modelo Karlie Kloss, na cerimônia de abertura - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
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Modelo Hofit Golan - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Atriz Marie Gillain - 13.05.15 Foto: REUTERS/Yves Herman
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Diretora Emmanuelle Bercot (e) e Catherine Deneuve, no tapete vermelho de Cannes - 13.05.15 Foto: REUTERS/Yves Herman
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Da direita, atores Sara Forestier, Rod Paradot, diretora Emmanuelle Bercot, Catherine Deneuve e Benoit Magimel - 13.05.15 Foto: AP Photo/Lionel Cironneau
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Atriz Isabella Rossellini - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
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Natalie Portman - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
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Atriz Julianne Moore no tapete vermelho - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
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Atriz Leila Bekhti, à esquerda - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Atriz Julianne Moore - 13.05.15 Foto: REUTERS/Benoit Tessier
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Atriz e modelo Hofit Golan (E) Foto: REUTERS/Yves Herman
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Diretor e um dos presidentes do júri de Cannes, Ethan Coen, na coletiva de imprensa da abertura - 13.05.15 Foto: AFP PHOTO / LOIC VENANCE
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Diretor e presidente do júri, Joel Coen, na coletiva de imprensa da abertura - 13.05.15 Foto: AFP PHOTO / LOIC VENANCE
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Marca do evento dentro doPalais des Festivals - 13.05.15 Foto: AP Photo/David Azia
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Cartaz oficial do evento, com Ingrid Bergman fotografada por David Seymour Foto: EFE/Guillaume Horcajuelo
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Preparação do tapete vermelho noPalais des Festivals - 13.05.15 Foto: AP Photo/David Azia
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Da esquerda, o diretor Laszlo Nemes, Geza Rohrig e Clara Royer, na exibição de 'Saul Fia' - 15.05.15 Foto: AFP PHOTO / VALERY HACHE
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O atorVincent Cassel durante a conferência de imprensa deIl Racconto Dei Racconti, dirigido por Matteo Garrone Foto: EFE
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Da esquerda para a direita, os membros do júri Un Certain Regard: Haifaa Al-Mansour, Tahar Rahim, Isabella Rossellini, Nadine Labaki e Panos H. Koutra... Foto: APMais
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Charlize Theron durante divulgação deMad Max: Estrada da Fúria Foto: AFP
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O diretorGeorge Miller e os atoresTom Hardy eCharlize Theron, durante divulgação deMad Max:Estrada da Fúria Foto: Reuters
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A atrizSalma Hayek, que atua emIl racconto dei racconti Foto: AP
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Salma Hayek eJohn C. Reilly durante sessão de fotos de divulgação deIl Racconto Dei Racconti Foto: EFE
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O diretor Hirokazu Koreeda e as atrizesMasami Nagasawa, Suzu Hirose, Haruka Ayase eKaho, deUmimachi Diary Foto: Reuters
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Da esquerda, a atriz Rachel Weisz, Colin Farrel e Lea Seydoux, na exibição de 'The Lobster' - 15.05.15 Foto: EFE/EPA/IAN LANGSDON
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Emma Stone, na exibição de 'O Homem Irracional' - 15.05.15 Foto: AFP PHOTO / BERTRAND LANGLOIS
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A atriz francesa Frederique Bel, na projeção de 'O Homem Irracional' - 15.05.15 Foto: EFE/Ian Langsdon
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Fã pede um convite na entrada do Palais, durante a 68ª edição do Festival de Cinema de Cannes - 15.05.15 Foto: REUTERS/Eric Gaillard TPX IMAGES OF THE DAY
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Jurada Rokia Traore, na projeção de 'O Homem Irracional' Foto: AFP PHOTO / ANNE-CHRISTINE POUJOULAT
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Diretor grego Yorgos Lanthimos (e) e a atriz Rachel Weisz, na exibição de 'The Lobster' - 15.05.15 Foto: EFE/EPA/IAN LANGSDON
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Melissa George - 15.05.15 Foto: Photo by Joel Ryan/Invision/AP
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Emma Stone, Woody Allen e Parker Posey, na exibição de 'O Homem Irracional' - 15.05.15 Foto: REUTERS/Yves Herman
Em Cannes, Woody Allen mostra que está de volta à boa forma
Diretor e atrizes. Emma Stone, Woody Allen e Parker Posey Foto: AFP PHOTO / VALERY HACHE
Japão traz simplicidade e emoção em dois longas exibidos no Festival de Cannes
Sutilezas. Naomi Kawase (e) está em busca da simplicidade Foto: REUTERS/Yves Herman