Cannes revelará no próximo 3 de junho a seleção oficial da sua edição cancelada

O Festival anunciará uma seleção de cerca de 50 a 60 filmes, sem diferenciá-los por categorias, ou seja, não haverá competição oficial ou o programa paralelo 'Um certo olhar'

PUBLICIDADE

Por Thomas Samson
Atualização:

O Festival de Cinema de Cannes vai revelar na próxima quarta-feira a seleção oficial de filmes que devem competir na edição deste ano, que foi cancelada por causa do novo coronavírus, anunciaram seus organizadores nesta quinta-feira, em um gesto que visa apoiar o cinema em tempos de crise.

PUBLICIDADE

A 73ª edição da maior competição de cinema do mundo aconteceria de 12 a 23 de maio, com um júri presidido pelo diretor americano Spike Lee.

O Festival anunciará uma seleção de cerca de 50 a 60 filmes, sem diferenciá-los por categorias, ou seja, não haverá competição oficial ou o programa paralelo Um certo olhar, disse à revista especializada Hollywood Reporter o delegado geral do evento, Thierry Frémaux.

Thierry Fremaux no Festival de Cannes, em 2014 Foto: REUTERS/Benoit Tessier

Também não haverá vencedores ou perdedores e nenhum filme ganhará a Palma de Ouro. 

Apenas os filmes programados para serem lançados este ano serão incluídos. Assim, Benedetta, o último trabalho de Paul Verhoeven, sobre história de freiras homossexuais, ficará de fora porque seus produtores decidiram adiar o lançamento para 2021.

"Estamos comprometidos em apoiar a volta dos filmes aos cinemas", afirmou Frémaux.

Segundo Frémaux, os filmes selecionados, que poderão usar o prestigiado logotipo de Cannes, provavelmente serão exibidos em outros festivais ao redor do mundo, graças a colaborações que ainda serão acordadas, como no Festival de Cinema de Veneza, programado para setembro.

Publicidade

Ao contrário de outros grandes eventos culturais que foram rapidamente cancelados por causa da pandemia, o Festival de Cinema de Cannes esperou várias semanas até decidir oficialmente suspender o evento.  Frémaux confirmou que definitivamente não haverá edição "física" do Festival de Cannes este ano.

No último ano, Parasita, do sul-coreano Bong Joon-ho, levou a Palma de Ouro, antes vencer o Oscar de melhor filme.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.