PUBLICIDADE

Cannes: Palma de Ouro vai para diretor japonês; confira premiados

Hirozaku Kore-eda ganhou a honraria maior por seu filme 'Shoplifters'

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

CANNES - A Palma de Ouro, mais importante premiação do Festival de Cinema de Cannes, foi entregue ao diretor japonês Hirokazu Kore-eda. Habitué de Cannes, muitas vezes premiado, ele finalmente levou sua Palma. Ganhou por Shoplifters, Um Negócio de Família. Além dele, o francês Jean-Luc Godard, veterano de Maio de 1968, recebeu uma Palma de Ouro especial por The Image Book.

O diretor japonês Hirozaky Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro em Cannes por 'Shoplifters' Foto: Valery Hache/AFP

PUBLICIDADE

+++Leia a cobertura completa do Festival de Cannes

Antes da Palma de Ouro, Benício Del Toro anunciou o vencedor do Grand Prix, o americano Spike Lee, por Blackkklansman. O prêmio do júri foi para a cineasta libanesa Nadine Labaki, por Capharnaüm. O melhor ator, anunciado por Roberto Benigni, foi Marcello Fonte, por sua atuação em Dogman. E o prêmio de direção foi para o polonês Pawel Pawlikowski, de Cold War.

+++Filme sobre comunidade indígena brasileira é premiado em Cannes

O prêmio de roteiro foi dividido entre a italiana Alice Rohrwacher, por Lazzaro Felice, e o iraniano Jafar Panahi, que coloca o Irã dentro de um carro – de novo – em Trois Visages. Asia Argento fez um discurso apaixonado antes de entregar o prêmio para a melhor atriz. Venceu Samal Yesliamova, de Ayka, de Sergei Dvortsevoy.

+++Curta brasileiro 'O Órfão' ganha Queer Palm em Cannes

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.