Bong Joon-Ho vence a Palma de Ouro no Festival de Cannes

Festival conferiu o Prêmio do Juri para o filme futurista brasileiro 'Bacurau', de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; Karim Aïnouz ganhou prêmio principal da mostra Um Certo Olhar

PUBLICIDADE

Por Rodrigo Fonseca
Atualização:

CANNES - O cineasta sul-coreano Bong Joon-Ho venceu a Palma de Ouro, principal premiação do Festival de Cinema de Cannes, neste sábado, 25, pela comédia Parasite. O diretor já havia disputado o prêmio com Okja, em 2017. O prêmio do júri foi dividido entre o filme futurista brasileiro Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e para Les Misérables, de Ladj Ly.

O cineasta sul-coreano Bong Jo-Hoon, diretor de 'Parasite', vencedor da Palma de Ouro 2019 no Festival de Cinema de Cannes Foto: Stephanie Mahe/Reuters

PUBLICIDADE

“É uma vitória para os trabalhadores da cultura”, disse Kleber no palco. “Trouxe esse filme aqui no dia em que Cannes homenageou um dos diretores que me influenciaram, John Carpenter, que me mostrou, nos anos 1980 e 90, que filmes de gênero podem ser únicos.” Dornelles, ao receber o Prêmio do Júri, repetiu uma frase que aparece nos créditos de Bacurau. “Este filme envolveu o trabalho de muita gente, de vários lugares do País. Muita gente trabalhou duro para que estivéssemos aqui”, disse o cineasta. 

O resultado saiu do festival neste sábado, em meio a uma dupla vitória para o Brasil: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, ganhou o troféu principal da mostra Um Certo Olhar/ Un Certain Regard, e o thriller The Lighthouse, produzido pelo carioca Rodrigo Teixeira, recebeu o Prêmio da Crítica. Alejandro González Iñárritu, presidente do júri de Cannes, viu em Bacurau um debate sobre injustiça social. 

Sempre inflamado ao ressaltar sua ascendência africana, Ladj Ly, diretor de Les Misérables, disse que seu cinema ambiciona dar voz às gerações do amanhã. “A única força que pode fazer o mundo avançar é a juventude. Ela precisa de espaço de expressão. E, mais do que isso, precisa do acesso à educação”, disse o diretor de 39 anos. Ladj e o duo Dornelles-Kleber trazem a barbárie à tona na narrativa que levam às telas. Bong Joon Ho também, mas sob uma perspectiva cômica. Parasite foi uma unanimidade entre os críticos e entre os jurados. 

“Existe uma praga que se chama capitalismo e ela nos adoece. Aprendi isso vendo desenhos japoneses, onde o equilíbrio da natureza é quebrado pela ganância. Famílias também são um ecossistema”, disse Bong ao Estado.

Pouco antes de a Coreia do Sul conquistar a Palma de 2019, Sylvester Stallone entrou no Palais des Festivals para premiar a primeira mulher cineasta negra a concorrer em Cannes nos 72 anos de história do festival, a francesa de origem senegalesa Mati Diop. Ela ganhou o Grand Prix, a honraria mais disputada do evento depois da Palma, com o drama romântico Atlantique. Mostrando estar antenado com reflexões sobre a afirmação da força feminina, o júri premiou a diretora Célina Sciamma por melhor roteiro por Portrait de une Jeune Fille en Feu. Para o prêmio de direção, o júri foi mais conservador escolhendo os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne por O Jovem Ahmed

Nos prêmios de atuação, Emily Beecham ganhou por Little Joe, de Jessica Hausner. Já o melhor ator foi o espanhol Antonio Banderas, que fez Cannes chorar à frente de Dor e Glória, de Pedro Almodóvar. “A Espanha é Picasso, é Dali, mas é também Almodóvar. Ele é a chave para que o mundo entenda parte da riqueza da alma espanhola”, disse Banderas. 

Publicidade

O prêmio Câmera de Ouro foi para Nuestras Madres, de César Diaz. A menção especial foi para It Must Be Heaven, de Elia Suleiman. E o prêmio de melhor curta foi para The Distance Between Us and the Sky, de Vasilis Kekatos. 

O festival, que começou no dia 14 de maio, contou com filmes de cineastas como Radegund, de Terrence Malick, e Rocketman, de Dexter Fletcher.Quentin Tarantino ganhou a Palma Canina por uma cena com um cachorro em seu novo filme, Era Uma Vez Em... Hollywood

Plateia do Festival de Cinema de Cannes Foto: Antonin Thuillier / Afp
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.