Coala Filmes
Coala Filmes

Bob Cuspe vence categoria de Melhor Desenho de Som e Música Original do Prêmio Quirino

Prêmio Ibero-Americano é referência mundial em animações; México e Chile faturaram principais prêmios

Redação, EFE

16 de maio de 2022 | 14h50

Os organizadores da quinta edição dos Prêmios Quirino de Animação Ibero-Americana anunciaram sua lista de vencedores, e produções de Brasil, México e Chile levaram a melhor nas principais categorias.

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente, Sustos ocultos de Frankelda e Bestia ganharam os prêmios de melhor longa, série e curta-metragem, respectivamente, em uma cerimônia realizada no sábado no Teatro Leal de La Laguna, em Tenerife, na Espanha e que foi transmitida ao vivo para todo o mundo.

As três obras, feitas em "stop-motion", o que confirma a evidência desta técnica de animação na América Latina, apresentam personagens tão diversos como um anti-herói punk, um escritor fantasma e um agente policial secreto durante a ditadura militar no Chile.

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente, o longa de estreia do diretor brasileiro César Cabral, combina elementos de documentário e ficção.

É um road-movie pós-apocalíptico estrelado por Bob Cuspe, personagem mítico da cultura underground brasileira dos anos 80 e criado pelo cartunista Angeli. Produzido pela Coala Filmes, o filme também ganhou o prêmio de Melhor Desenho de Som e Música Original.

Já o mexicano Sustos ocultos de Frankelda é uma série de terror infantil estrelada por Frankelda, uma misteriosa escritora fantasma que tenta se tornar a autora de terror mais conhecida da história com a ajuda de um livro encantado.

Dirigida por Roy e Arturo Ambriz, a série, cuja primeira temporada estreou na plataforma de streaming HBO Max, também recebeu o Quirino de Melhor Desenho de Animação. Por sua vez, Bestia mergulha na psique de uma agente policial secreta durante a ditadura militar no Chile.

Dirigido por Hugo Covarrubias e inspirado em eventos reais, o curta, que foi indicado ao Oscar este ano, também recebeu o Quirino de Melhor Desenvolvimento Visual. O espanhol Las moscas solo viven un día, de Mauro Luis López, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem escolar, uma categoria que premia os talentos emergentes na animação ibero-americana.

Além disso, o chileno #NormasdeGéneroBinaria: Niñas, de Bernardita Ojeda e codirigido por Cristián Freire, ganhou o prêmio de Melhor Animação Ibero-americana sob encomenda, e Greak: Memórias de Azur, uma coprodução entre México, Argentina, Equador e Venezuela desenvolvida pela Navegante Entertainment, recebeu o prêmio de Melhor Animação de Videogame.

Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por Sebastian Debertin (KiKA, Alemanha), Magdiela Hermida Duhamel (LatinX em Animação, EUA), Zofia Jaroszuk (Animoon, Polônia), Kenneth Ladekjær (Sun Creature Studio, Dinamarca) e Hernán La Greca (diretor de criação e desenvolvedor de conteúdo, EUA).

Patrocinado pelo Cabildo de Tenerife através da Tenerife Film Commission, os Prêmios Quirino ratificam com esta nova edição sua relevância na construção de um espaço comum de animação nos 23 países desta região, composta por América Latina, Espanha e Portugal.

Os prêmios foram batizados em homenagem ao criador do primeiro longa de animação da história, o ítalo-argentino Quirino Cristiani, que dirigiu O Apóstolo em 1917. 

Confira os ganhadores dos Prêmios Quirino 2022:

- Prêmio Quirino de Melhor Longa de Animação Ibero-americana: 'Bob Cuspe - Nós Não Gostamos De Gente', dirigido por Cesar Cabral. Produzido por Coala Filmes, Cup Filmes (Brasil).

- Prêmio Quirino de Melhor Série de Animação Ibero-Americana: 'Sustos Ocultos de Frankelda - Temporada 1', dirigido por Roy Ambriz & Arturo Ambriz. Produzido pela Cinema Fantasma (México).

- Prêmio Quirino de Melhor Curta de Animação Ibero-americano: 'Bestia', dirigido por Hugo Covarrubias. Produzido por Trebol 3 Producciones, coproduzido com Maleza Estudio (Chile).

- Prêmio Quirino de Melhor Curta-metragem Escolar de Animação Ibero-americano: 'Las moscas solo viven un día', dirigido por Mauro Luis López. Mestre em Animação UPV (Universidade Politécnica de Valência) (Espanha).

- Prêmio Quirino de Melhor Animação Ibero-americana sob encomenda: '#normadegénerobinaria: Niñas', dirigido por Bernardita Ojeda & Cristián Freire. Produzido por Pájaro (Chile).

- Prêmio Quirino de Melhor Animação de Videogame Iberoamericano: 'Greak: Memórias de Azur'. Desenvolvido por Navegante Entertainment (México, coprodução com Argentina, Equador, Venezuela).

- Prêmio Quirino de Melhor Desenvolvimento Visual de Obra de Animação Ibero-americana: 'Bestia'. Produzido por Trébol 3 Producciones, coprodução com Maleza Estudio (Chile).

- Prêmio Quirino de Melhor Desenho de Animação de Obra de Animação Ibero-americana: 'Sustos Ocultos De Frankelda - Temporada 1'. Produzido por Cinema Fantasma (México).

- Prêmio Quirino de Melhor Desenho de Som e Música Original de Obra de Animação Ibero-americana: 'Bob Cuspe - Nós Não Gostamos De Gente'. Produzido por Coala Filmes, Cup Filmes (Brasil). EFE

Tudo o que sabemos sobre:
animaçãoAngeliquadrinhos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.