PUBLICIDADE

'Big Hero 6' explora amor japonês por animações

Filme deu a largada no Festival de Tóquio e estreia dia 25 de dezembro no Brasil; confira o trailer

Por Chris Gallagher
Atualização:
"Big Hero 6" deu a largada no Festival de Tóquio; filme explora amor japonês por animações Foto: Divulgação

Os personagens de animê japoneses Hello Kitty e Doraemon exibiram seus dotes no tapete vermelho nesta quinta-feira, 23, quando a animação da Disney

PUBLICIDADE

Operação Big Hero 6

 deu a largada no Festival de Tóquio, de cara nova e investindo no amor dos japoneses por animações.

O 27º Festival Internacional de Cinema de Tóquio, que acontece até 31 de outubro, terá eventos especiais paralelos à atração principal, incluindo uma “cúpula cosplay" (pessoas vestidas como personagens) e uma feira de alimentos japoneses para divulgar as indústrias cultural e de conteúdo do país.

Operação Big Hero 6

, próxima aposta de desenho animado da Disney após o sucesso

Frozen

Publicidade

, do ano passado, gira em torno do elo entre Hiro Hamada, de 14 anos, e o robô inflável Baymax enquanto os dois e seus amigos lutam contra um vilão, oculto atrás de uma máscara de teatro Kabuki, que roubou a tecnologia microbótica de Hiro.

A aventura cômica em 3D, que foi exibida fora da competição, transcorre na cidade futurista de São Fransóquio, mistura de São Francisco e Tóquio, e os telespectadores japoneses irão reconhecer facilmente a influência da vida e dos cartões-postais da capital na animação.

 

“O filme tem uma influência japonesa muito forte, realmente é uma declaração de amor ao Japão”, afirmou Don Hall, co-diretor da produção, à Reuters no tapete vermelho nas colinas Roppongi. “E coincidiu com o Festival de Cinema de Tóquio, que provavelmente é o lugar perfeito para estreá-lo”, disse, explicando por que o evento foi escolhido para o lançamento mundial.

Operação Big Hero 6

 é o segundo desenho animado a abrir o festival, e a primeira animação da Disney a fazê-lo. Quinze filmes estão inscritos na competição principal pelo prêmio Sakura. Cinco são estreias mundiais, como o único concorrente japonês,

Pale Moon

.

Muitos outros fazem sua estreia asiática depois de serem exibidos em Toronto e em outros festivais, inclusive o policial franco-belga

Publicidade

The Connection

, estrelando Jean Dujardin (

O Artista

), e o drama

1001 Grams

, aposta norueguesa na categoria de melhor filme em língua estrangeira. James Gunn, diretor de

Guardiões da Galáxia

Publicidade

, preside o júri da competição.

Refletindo a ênfase nas animações e nos super-heróis, pessoas vestidas como personagens se misturaram às estrelas de cinema. “Consegui ver alguns atores em pessoa, mas também vi o Ultraman e animês como o Doraemon, já que havia muitos deles, então fiquei realmente surpresa”, disse Chinami Kaneko, de 20 anos.

Filme estreia no dia 25 de dezembro nos cinemas brasileiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.