Joe Dilwortth
Joe Dilwortth

Berlim tem três longas do Brasil, um na competição

'A Praia do Futuro', 'O Homem das Multidões' e 'Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho' representam o País

Luiz Carlos Merten, Berlim - O Estado de S. Paulo

05 de fevereiro de 2014 | 03h00

Há seis anos, um mestre do cinema político – Costa-Gavras – presidia o júri de Berlim que premiou Tropa de Elite (o primeiro) com o Urso de Ouro. Este ano, o júri é presidido pelo produtor e roteirista James Schamus, dos EUA. Nome importante do cinema independente – e autoral –, tem sido parceiro de Ang Lee. Há curiosidade para saber como se comportará perante os filmes latinos – e o brasileiro da vez – na competição.

Karim Aïnouz já contou ao Caderno 2 de sua emoção em estar na competição berlinense. Em Cannes e Veneza, ele participou de seções paralelas. Agora, é para valer. Ele tem familiaridade com a Berlinale, e com Berlim. Filmou A Praia do Futuro em Fortaleza e na capital alemã. O filme discute, a partir da ligação de dois irmãos, conceitos como virilidade e super-herói. O mais jovem segue a trilha do mais velho, que sumiu na Alemanha sem dar notícia. Era seu ídolo (o personagem de Wagner Moura). O que terá ocorrido com ele?

Karim participa com um filme e meio da seleção de 2014 – além de A Praia do Futuro, assina um dos episódios de Cathedrals of Culture, que passa fora de concurso. O Brasil participa com 2 longas de outra seção – Panorama. Um deles é O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, inspirado no conto de Edgar Allan Poe; e o outro, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, que retoma o personagem do curta Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho, do diretor – um adolescente que descobre a sexualidade ao mesmo tempo que tenta firmar sua independência.

O Cinema do Brasil monta seu estande no mercado. O programa do Sindicato da Indústria Audiovisual de São Paulo visa a promover o cinema brasileiro no mercado externo e desenvolver condições favoráveis para a atuação das empresas nacionais no exterior.

Tudo o que sabemos sobre:
Festival de Berlim

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.