Reprodução
Reprodução

Belas Artes faz retrospectiva de Ugo Tognazzi

Após abertura na Faap, Semana de Cinema Italiano continua no Cine Belas Artes e salas do Cinemark nos shoppings Iguatemi e Pátio Paulista

Carolina Spillari, do Estadão.com.br com informações da 6ª Semana de Cinema Italiano,

17 de novembro de 2010 | 20h00

Até 2 de dezembro, acontece a 6ª Semana de Cinema Italiano em São Paulo. Após a abertura com workshops e palestras na Faap, a mostra continua no Cine Belas Artes - com filmes de Ugo Tognazzi - e Cinemark dos shoppings Iguatemi e Pátio Paulista - com os destaques da produção italiana dos últimos dois anos. Confira aqui a programação.

 

A partir de sexta-feira, 19, em dois horários, às 18h30 e 21h, a Retrospectiva Ugo Tognazzi no Cine Belas Artes terá filmes raros ou inéditos até nas locadoras brasileiras. São eles: I mostri (Os monstros, 1963) e In nome del popolo italiano (Em nome do povo italiano, 1971), de Dino Risi; Il mantenuto (Onde os pecados se cruzam, 1961), com Tognazzi atuando e dirigindo; Il magnifico cornuto (O magnífico traído, 1964), de Antonio Petrangeli.

 

 

 

Um dos destaques desta mostra é o documentário sobre Ugo Tognazzi, Ritratto di mio padre (Retrato de meu pai), dirigido e apresentado pela filha Maria Sole, que traz cenas feitas por ele mesmo e da família, diz a curadora Erica Bernardini. "As cenas mostram Bernardo Bertolluci, Ettore Scola e outros cineastas que conviviam com ele. É muito emocionante saber o que ele foi na vida íntima", fala do cineasta que esteve por trás de mais de 160 filmes.

 

Questione di cuore (Questão de coração), de Francesca Archibugi, é outro destaque da programação. O ator premiado Kim Rossi Stuart passa por São Paulo para o já lançado filme na Faap, dentro do ciclo de debates sobre a produção Brasil - Itália, assim como Maria Sole, filha de Ugo Tognazzi, que participou da abertura do evento.

 

 

 

 

 

Da programação, o público não pode perder as produções de Ugo Tognazzi, assim como Mine vaganti e o "drama sensacional" L'ommo che verra, destaca a curadora Erica Bernardini. Clique aqui e conheça todos os filmes.

 

 

 

 

A partir da próxima sexta-feira, 26 de novembro, até a quinta-feira, 2 de dezembro, às 19h e 21h30, o Cinemark dos shoppings Iguatemi e Pátio Paulista apresentam alternadamente dez produções italianas escolhidas entre as mais de maior repercussão no mercado internacional em 2009 e 2010.

 

Os longas que serão precedidos pela exibição da vinheta criada pelo animador italiano Bruno Bozzetto especialmente para a Semana Pirelli.

 

Ainda na sexta-feira, 19, às 16h no Auditório da Faap, ocorre a première de Mine vaganti (Imprevisível), de Ferzan Ozpetek, um dos destaques da programação.

 

 

Os filmes da programação nas salas do Cinemark:

 

Alza la testa de Alessandro Angelini

Baciami ancora de Gabriele Muccino

Basilicata Coast to Coast de Rocco Papaleo

Dieci Inverni de Valerio Mieli

Happy Family de Gabriele Salvatores

L’uomo che verrà de Giorgio Diritti

La nostra vita de Daniele Luchetti

Mine vaganti de Ferzan Ozpetek

Questione di cuore de Francesca Archibugi

Rimet - L’incredibile storia della Coppa del Mondo de César Augusto Meneghetti, Filippo Macelloni e Lorenzo Garzella

Piede di Dio de Luigi Sardiello

 

 

 

 

Serviço

 

6ª Semana Pirelli de Cinema Italiano

Até 19/11: Semana Formativa e exibições nos auditórios da FAAP (Rua Alagoas, nº 903)

De 19 a 25/11: Retrospectiva Ugo Tognazzi no Cine Belas Artes (Rua da Consolação, 2423)

De 26/11 a 2/12: Ciclo de Cinema Contemporâneo no Cinemark Iguatemi (Avenida Brig. Faria Lima, 2232) e Pátio Paulista (Rua Treze de Maio, 1947)

Quanto: na Faap de graça; 50% de desconto no Cine Belas Artes e salas Cinemark 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.