'Batman' é uma das três maiores bilheterias de todos os tempos

Há quatro semanas, na liderança, 'O Cavaleiro das Trevas' só perde para 'Titanic' e 'Guerra nas Estrelas'

Reuters

08 de agosto de 2010 | 18h46

No quarto fim de semana desde a sua estréia, o segundo filme da série Batman dirigido por Christopher Nolan já está entre as três maiores bilheterias de todos os tempos. Batman - O Cavaleiro das Trevas vendeu o equivalente a 26 milhões de dólares em ingressos nos últimos três dias desde a sexta-feira, elevando seu ganho total em US$ 441,5 milhões depois de 24 dias da estréia, anunciou o estúdio Warner Bros. Pictures. A filme do super-herói agora está na terceira posição dos filmes que mais faturaram em todos os tempos, atrás apenas de Titanic (que faturou US$ 601 milhões) e Guerra nas Estrelas (com US$ 461 milhões). Mas com o ajuste da inflação dos EUA, o cruzado mascarado está modestamente na 49ª posição, de acordo com a companhia de pesquisa Box Office Mojo. O épico ...E o Vento Levou, de 1939, é o número 1 de acordo com essa avaliação, faturando o equivalente a US$ 1,4 bilhão em dólares atuais.    Warner Bros., uma subsidiária da Time Warner Inc., disse que espera que o novo filme do Batman ultrapasse Guerra nas Estrelas no próximo fim de semana e termine sua temporada no cinema com faturamento acima de US$ 520 milhões. Antes de Batman, o último filme a desfrutar de um reinado de quatro fins de semana sem sair do topo das bilheterias foi O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, em 2003/2004, de acordo com a Box Office Mojo. Fora dos EUA, o Cavaleiro das Trevas já ganhou US$ 263,1 milhões, com US$ 69,3 milhões vindo da Inglaterra e US$ 69,3 milhões do Reino Unido. O filme-maconheiro Pineapple Express (batizado a partir de um tipo forte de maconha), chegou ao segundo posto nos EUA com US$ 22,4 milhões de faturamento. O filme poderia ter sido o campeão do fim de semana, se o estúdio que o produziu, a Columbia, não tivesse optado por estrear o filme numa quarta-feira para aproveitar as vendas graças ao feriado escolar. Nestes cinco dias, o filme faturou US$ 40,5 milhões. No filme, os atores Seth Roger e James Franco são dois personagens entusiastas da Cannabis que se vêem em fuga logo após testemunharem um assassinato. 'Além das expectativas' O estúdio Columbia disse que este desempenho foi "além das expectativas", devido ao fato do orçamento do filme ter sido uma quantia modesta de US$ 27 milhões. Não foi surpresa o fato que a grande parte do público deste filme ser formada por homens com menos de 25 anos de idade, disse o estúdio, que pertence à Sony. Outro filme que também estreou na quarta-feira foi o drama adolescente feminino Quatro Amigas e Um Jeans Viajante 2, que ficou na quarta posição com US$ 10,8 milhões no fim de semana - se contados todos os cinco dias, o lucro chegou a US$ 19,7 milhões. O público deste filme era composto em sua grande maioria (90%) por mulheres, disse a Warner, que financiou o filme (que custou US$ 26,5 milhões) ao lado da Alcon Entertainment, nova empresa do fundador da Fedex, Fred Smith. O primeiro filme da série, de 2005, lançado antes que suas protagonistas America Ferrera e Blake Lively ganhassem reconhecimento popular graças às séries de TV que estrelam (respectivamente, Ugly Betty e Gossip Girl), arrecadou US$ 9,8 milhões no primeiro fim de semana e terminou sua temporada com US$ 39,1 milhões. O terceiro filme da série A Múmia, A Tumba do Imperador Dragão, desceu uma posição e fechou o fim de semana em terceiro lugar, com faturamento de 16,1 milhões de dólares em seu segundo fim de semana. Desde sua estréia, há dez dias, o filme já arrecadou US$ 70,7 milhões. Universal, uma subsidiária da General Electric, disse que a aventura estrelada por Brendan Fraser foi o filme mais assistido fora dos Estados Unidos pelo segundo fim de semana, faturando US$ 56,1 milhões em 49 países. O total do faturamento internacional do segundo fim de semana já soma US$ 141 milhões.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.