11 de abril de 2021 | 15h04
Atualizado 11 de abril de 2021 | 20h25
O longa Nomadland, da diretora Chloé Zhao, se consagrou como o grande vencedor da 74ª cerimônia de premiação da Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (Bafta) neste domingo, 11. O drama sobre uma comunidade de pessoas que moram em vans levou quatro estatuetas: melhor filme, melhor direção, melhor fotografia e melhor atriz principal, com Frances McDormand.
Anthony Hopkins levou o prêmio de melhor ator principal por sua performance como um homem com Alzheimer em Meu Pai. Nas categorias de ator e atriz coadjuvante, os vencedores foram o inglês Daniel Kaluuya, por Judas e o Messias Negro, e a sul-coreana Yuh-Jung Youn, por Minari.
O longa dinamarquês Druk – Mais uma Rodada foi coroado o melhor filme em língua não-inglesa. O diretor Ang Lee recebeu o Bafta Fellowship, homenagem pelo conjunto da obra.
Neste ano, a premiação foi realizada ao longo de dois dias, começando no sábado, 10. O primeiro dia da cerimônia, realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19, se concentrou principalmente nas categorias técnicas e entregou nove prêmios.
A Voz Suprema do Blues, com Viola Davis e o falecido Chadwick Boseman, venceu figurino e maquiagem e penteado. Mank, filme histórico sobre Hollywood, levou direção de arte.
Após críticas no ano passado de que o Bafta apresentou uma lista de indicados apenas com atores brancos, mais da metade dos 24 indicados desta edição são atores de minorias étnicas. Nomadland e Rocks lideraram as indicações, com sete cada um.
/Com informações de Reuters e EFE.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.