Audiência do Oscar na TV cai ano após ano

A audiência do Oscar nos Estados Unidos vem caindo ano após ano. O ponto alto da festa, quando se entrega o Oscar de melhor filme, serve como um bom indicador do interesse popular pelo prêmio. Cerca de 33 milhões de pessoas viram Chicago vencer em 2003, contra 41,8 milhões em 2002 que viram a vitória de Uma Mente Brilhante. "Tem havido uma tendência de queda desde Titanic, em 1998, que foi o último grande ano", diz Joe Roth, responsável pela transmissão do Oscar na TV pela rede ABC. Em 98, cerca de 55 milhões de pessoas assistiram o diretor James Cameron gritar com a estatueta na mão ao fim da festa. A quantidade de espectadores pode ter relação com o sucesso dos filmes que concorrem ao prêmio. Se Titanic, que é o filme mais visto na história, arregimentou alta audiência, este ano O Senhor dos Anéis ? O Retorno do Rei pode fazer o mesmo. O filme de Peter Jackson está concorrendo em 11 categorias e já foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo.

Agencia Estado,

20 de fevereiro de 2004 | 16h39

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