PUBLICIDADE

Atores e ativistas, Jane Fonda e Joaquin Phoenix transferem para Hollywood luta pelo clima

'Aprendemos, protestamos, cantamos, compartilhamos e também fomos presos juntos', disse a atriz em frente à prefeitura de Los Angeles

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Em Los Angeles, aatriz e ativista Jane Fonda, 82 anos, protesta contra a crise climática Foto: Damian Dovarganes/ AP

A atriz Jane Fonda, após vários meses de protestos em Washington em que foi presa, nesta sexta-feira, 7, mudou sua luta contra a crise climática para Los Angeles, onde foi acompanhada por Joaquin Phoenix, Brooklyn Decker e Rosanna Arquette, entre outras celebridades.

PUBLICIDADE

"Aprendemos, protestamos, cantamos, compartilhamos e também fomos presos juntos", disse a atriz em frente à prefeitura de Los Angeles, cercada por várias centenas de pessoas em uma manifestação organizada a apenas 48 horas antes da cerimônia do Oscar.

"Estou animada não apenas por estar em casa, na Califórnia, mas porque esta é a primeira linha da crise climática. Literalmente, o que acontece aqui pode impactar o resto dos EUA e do mundo", disse a atriz de 82 anos, sobre a decisão tomada por sua plataforma e pela organização Greenpeace de retirar as manifestações da capital americana.

Joaquin Phoenix participa de protesto em Los Angeles contra a crise climática Foto: Damian Dovarganes/ AP

Jane Fonda afirmou que precisamente na Califórnia, um estado que se diz independente seria a quinta maior economia do mundo, "a crise climática não é uma abstração", com efeitos cada vez mais notórios.

Celebridades como Kate Mara, Bonnie Wright, Paul Scheer, Rainn Wilson e Norman Lear, entre outras, também a acompanharam.

Em seu discurso, Fonda mencionou a ativista sueca Greta Thunberg: "Ela diz que devemos agir como se nossa casa estivesse pegando fogo porque está".

Ela também incentivou as pessoas a se juntarem a "milhões de estudantes e jovens que entendem esse desafio e nos inspiram".

Publicidade

Jane Fonda e Joaquin Phoenix participarão do Oscar no domingo, 9, mas antes dos preparativos para a cerimônia, os dois se juntaram à manifestação que partiu da prefeitura para os escritórios de uma das empresas petrolíferas da Califórnia, Maverick Natural Resources.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.