Divulgação
Divulgação

Atores de Hollywood escolhem os melhores de 2014

Cerimônia de entrega dos prêmios do SAG Awards, um dos termômetros para o Oscar, será realizada neste domingo, 25

Pedro Antunes , O Estado de S. Paulo

25 Janeiro 2015 | 07h00

As apostas e bolões na escolha dos vencedores do Oscar ganha um bom termômetro na noite de hoje, com a cerimônia de entrega dos prêmios do SAG Awards, realizado pelo Sindicato de Atores dos Estados Unidos, no tradicional Shrine Exposition Center, em Los Angeles. A festa será exibida pelo canal por assinatura TNT na segunda, 26, uma dia depois, a partir das 22h30, por conta da transmissão do concurso Miss Universo, que acontece neste domingo, 25. 

O SAG é considerado um bom termômetro do que podemos esperar no Oscar, diferentemente do Globo de Ouro, por exemplo, justamente porque muitos dos atores do sindicato integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsáveis por votar na cerimônia mais importante de Hollywood, realizada no próximo mês, no dia 22 de fevereiro.

E, diante desse quatro, Birdman Ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), sai na dianteira, com quatro indicações, com a lembrança de Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton e para melhor elenco (o equivalente a melhor filme). Boyhood: Da Infância à Juventude, O Jogo da Imitação e A Teoria de Tudo, todos com três indicações cada, estão na sequência, também favoritos neste ano. 

Como é votado por atores, o prêmio escolhe justamente os melhores entre seus iguais. As categorias de cinema são de melhor ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e equipe de dublês – além da já citada categoria de melhor elenco, disputada por Birdman, Boyhood: Da Infância à Juventude, O Grande Hotel Budapeste, O Jogo da Imitação e A Teoria de Tudo. Todos os nomes que também disputarão o Oscar em menos de um mês. 

Assim como o Globo de Ouro, o SAG também premia os melhores da televisão no ano passado, dividindo entre os gêneros de comédia e drama. Na telinha, os mais citados são House of Cards (uma produção do serviço de vídeos em stramin Netflix), Boardwalk Empire e Game of Thrones (ambas produções da HBO). 

Peter Dinklage (Game of Thrones) e Steve Buscemi (Boardwalk Empire) aparecem na lista de indicados na categoria de melhor ator de série dramática, corrigindo um erro do próprio Globo, que os ignorou. Em compensação, Transparent, que levou dois Globos na cerimônia do início do mês, como melhor série dramática e melhor ator (para Jeffrey Tambor), foi ignorada pelo sindicato dos atores.

Principais categorias

Melhor elenco

‘Birdman’

‘Boyhood’

‘O Grande Hotel Budapeste’

‘O Jogo da Imitação’

‘A Teoria de Tudo’

Melhor ator

Benedict Cumberbatch 

Eddie Redmayne

Jake Gyllenhaal 

Michael Keaton 

Steve Carell 

Melhor atriz

Felicity Jones 

Jennifer Aniston 

Julianne Moore 

Reese Witherspoon 

Rosamund Pike 

Ator coadjuvante

Edward Norton 

Ethan Hawke 

J.K. Simmons 

Mark Ruffalo 

Robert Duvall 

Atriz coadjuvante

Emma Stone 

Keira Knightley 

Meryl Streep 

Naomi Watts 

Patricia Arquette 

Equipe de dublês

‘Corações de Ferro’

‘Invencível’

‘James Brown’

‘O Hobbit’

‘X-Men’

Mais conteúdo sobre:
SAG Awards

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.