
10 de junho de 2009 | 10h36
O sindicato, que representa cerca de 120 mil atores, estava extremamente dividido em relação ao acordo proposto. O presidente do SAG, Alan Rosenberg, liderou a facção intransigente que exigia termos melhores, especialmente para trabalhos distribuídos pela Internet.
Mas muitos filiados temiam uma repetição da greve de roteiristas de Hollywood, que se arrastou por 100 dias e custou até 3 bilhões de dólares à economia da região de Los Angeles antes de ser encerrada, no início de 2008.
As produções cinematográficas de fato foram retardadas no ano passado. Os produtores temiam iniciar produções e ser obrigados a fechá-las se os atores entrassem em greve.
O SAG disse que 78 por cento de seus filiados votaram a favor do contrato com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), que representa os estúdios de Hollywood. Foi uma margem de aprovação maior que a prevista.
O contrato coletivo anterior do SAG chegou ao fim de sua vigência em 30 de junho de 2008, mas os atores continuaram a trabalhar segundo seus termos. O novo contrato prevê aumento salarial de 3 por cento para os atores este ano, 3,5 por cento em 2010 e cobertura para trabalhos feitos para a Internet.
Especialistas dizem que o novo contrato, que entra em vigor imediatamente, deve abrir caminho para algum aumento na produção de filmes, apesar de o setor estar enfrentando a recessão econômica.
Rosenberg, que está separado da co-atriz de "CSI" Marg Helgenberger, disse à Reuters que ficou decepcionado com o seu lado por "não ter conseguido transmitir sua mensagem com a mesma força e clareza que o outro lado".
Mas ele pretende lutar por um segundo mandato de dois anos na direção do sindicato e espera que os filiados ao SAG lutem por um contrato mais favorável em 2011, posição compartilhada por moderados.
Outros adversários do contrato aprovado incluem Martin Sheen, Ed Harris e Ed Asner, que faz a voz principal em "Up - Altas Aventuras" e já foi presidente do SAG.
Os defensores do acordo incluem Tom Hanks, George Clooney e Sally Field.
Encontrou algum erro? Entre em contato