Photo courtesy of Peter Smith/Stratford Festival
Photo courtesy of Peter Smith/Stratford Festival

Ator que deu voz ao robô HAL 9000, de '2001', morre aos 90 anos

Canadense Douglas Rain também interpretou alguns dos personagens mais intrigantes de Shakespeare nos palcos de seu país

Mark Kennedy, AP

13 Novembro 2018 | 09h55

NOVA YORK — O ator canadense Douglas Rain, que interpretou alguns dos personagens mais intrigantes de Shakespeare nos palcos mas que ficou mais conhecido ao dar voz ao computador HAL em 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, morreu aos 90 anos.

A produção do Stratford Festival informou que Rain morreu no domingo, 11, de causas naturais no St. Marys Memorial Hospital, próximo a Ontario. Ele era um dos fundadores do festival e passou 32 anos nos palcos dele, até 1998.

Depois de vários personagens shakespearianos, foi a voz pouco amigável do robô HAL 9000 — o precursor de protótipos como a Alexa da Amazon, ou o Google Home — que fez Rain entrar na consciência do público. Kubrick tinha ouvido a voz de Rain no documentário Universe, de 1960, um filme a que ele assistiu diversas vezes.

Rain havia sido contratado para narrar 2001, mas o diretor teve uma ideia diferente.

HAL é o computador de controle da nave Discovery 1, mas se rebela. Quando o astronauta Dave Bowman pede a HAL para ele abrir as portas de um vagão da nave, HAL diz as célebres palavras: "Desculpe, Dave, eu não posso fazer isso. A missão é importante demais para eu permitir que você a comprometa" ("I'm sorry, Dave. I'm afraid I can't do that. This mission is too important for me to allow you to jeopardize it").

O American Film Institute nomeou HAL como o 13.º maior vilão de todos os tempos, juntando o personagem a uma lista que inclui Hannibal Lecter e Darth Vader.

Douglas Rain era um dos "grandes atores do Canadá" e uma "luz guia no desenvolvimento da atuação no país", disse o diretor artístico do Stratford Festival, Antoni Cimolino.

Mais conteúdo sobre:
cinemadublagem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.