Reprodução
Reprodução

'Aquarius' leva prêmio internacional do Festival de Cinema de Cartagena

Filme de Kleber Mendonça Filho foi premiado no evento mais importante da Colômbia e o mais antigo da América Latina na área

Guilherme Sobota, O Estado de S. Paulo

07 Março 2017 | 10h21

Aquarius, filme de Kleber Mendonça Filho, continua sua impressionante carreira internacional: nesta segunda-feira, 6, a produção bateu outros filmes consagrados como Elle e Eu Não Sou Seu Negro e venceu o prêmio da competição internacional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia.

O festival é o mais antigo do gênero na América Latina, e outorga as estatuetas chamadas "Indias Catalinas". Segundo Mendonça Filho, Aquarius estreia na Colômbia na próxima semana.

O filme já foi distribuído para mais de 65 países e estreou nos cinemas americanos em outubro de 2016 com boa acolhida da maioria dos críticos. Aquarius também foi indicado ao César de melhor filme estrangeiro, o Oscar do cinema francês, mas perdeu a disputa para Eu, Daniel Blake, de Ken Loach.

Além da excelente acolhida crítica, uma polêmica envolveu o filme no fim do ano passado, quando uma comissão selecionada pelo Ministério da Cultura resolveu não inscrevê-lo na disputa para o Oscar de melhor filme estrangeiro. A estatueta ficou com o iraniano O Apartamento, de Asghar Farhadi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.