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Após largada do festival, Cannes prepara-se para as festas

Por JAMES MACKENZIE
Atualização:

Nos bastidores do festival de cinema de Cannes, que começou nesta quarta-feira, um pequeno exército de funcionários de apoio está ocupado completando os preparativos para as festas e recepções que conferem à Croisette boa parte de seu glamour. "É preciso pensar em todos os detalhes", disse a organizadora de festas Celia Gumbau numa das grandes tendas montadas na praia que vão abrigar almoços, reuniões, festas e entrevistas durante os 15 dias do festival. "Esta manhã o problema eram as flores. Mas a maior emergência até agora vem sendo encontrar velas", disse ela. Cannes pode ser conhecida principalmente como lar espiritual do cinema de arte europeu, mas o festival se alimenta das celebridades de Hollywood, e as festas repletas de estrelas são uma parte tão crucial do festival quanto os próprios filmes. Gumbau nasceu em Cannes mas iniciou-se profissionalmente trabalhando na célebre boate parisiense Les Bains Douches. Ela é a encarregada de eventos de dois espaços administrados pela rede de boates e resorts Nikki Beach durante o festival. Uma maratona exaustiva aguarda cerca de cem funcionários, que mudam a decoração para acompanhar a sequência constante de eventos que vão desde um torneio de pôquer de celebridades com o veterano de Hollywood Dennis Hopper até um jantar seleto para os irmãos Dardenne, diretores de arte belgas. Os funcionários, em sua maioria profissionais experientes de hotéis do grupo, se hospedam em apartamentos alugados na vizinha Juan-les-Pins, e o ambiente entre eles era alegre enquanto a contagem regressiva começava. Mas a programação é extenuante e, com a obrigação de agradar a alguns dos maiores nomes do cinema, não há lugar para erros. Para os executivos do cinema que lotam Cannes na esteira das estrelas, as festas são lugares para fazer contatos e fechar negócios, além de terem papel grande na divulgação de filmes novos. O trabalho dos organizadores de eventos foi dificultado este ano pelo fato de os filmes do festival terem sido anunciados com atraso. Mas ninguém espera muita condescendência dos clientes que correram para fazer reservas em cima da hora. "As pessoas podem ser muito exigentes", disse Gumbau. Serão servidos coquetéis especiais desenvolvidos pela Cointreau, tendo entre seus ingredientes ouro e pétalas de violetas. Três iates levarão as celebridades em passeios pela baía, e uma gama de "presentes" opulentos aguarda alguns poucos felizardos. Tudo isso tem seu custo, e os organizadores de eventos gastam centenas de milhares de dólares para que tudo saia perfeito, mas Gumbau disse que vale a pena. "O importante não é lucrar, mas gerar publicidade e consolidar a marca do festival."

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