Divulgação
Divulgação

'Animais Noturnos', 'Invasão Zumbi' e 'As Mil e uma Noites' estão entre as últimas estreias do ano

Confira os trailers dos filmes que entram em cartaz no encerramento de 2016

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

29 Dezembro 2016 | 14h25

Na última quinta-feira do ano, 29, estreiam grandes filmes autorais. Tom Ford deve ir para o Oscar com Animais Noturnos, o português Miguel Gomes encerra suas trilogia das As Mil e Uma Noites com os volumes 2 e 3. E ainda tem o terror de Invasão Zumbi, que expõe a vitalidade do cinema de gênero da Coreia do Sul.

Animais Noturnos

Nocturnal Animals, EUA/2016, 117 min. Drama. Dir. Tom Ford. Com Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Laura Linney.

O segundo longa dirigido pelo estilista, sete anos após o primeiro, consegue ser muito melhor que O Direito de Amar, que já era muito bom. O cara é do ramo e o prova com essa história que possui diversos níveis (e comporta múltiplas leituras). Um casal chique da Califórnia - Amy, muito bem vestida, penteada e maquiada, é uma galerista casada com Armie Hammer, e ele tem outra, ou outras. Uma noite, ela recebe uma cópia do livro escrito pelo ex. Um casal com a filha na estrada é abordado por marginais. Segue-se uma noite de violências (e muita loucura). Um grande filme para encerrar o ano. E uma atuação genial de Laura Linney, que não fica nem dez minutos em cena, como a mãe milionária de Amy. É filme de Oscar, com certeza.

16 anos. Anália Franco, Bourbon - Espaço Itaú Pompeia, Bristol, Caixa Belas Artes, Cidade Jardim, Cinearte, Cinesala, Espaço Itaú - Augusta, Frei Caneca - Espaço Itaú, Iguatemi, Jardim Sul, JK Iguatemi, Kinoplex Itaim, Kinoplex Vila Olímpia, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Reserva Cultural, Villa Lobos.

Estados Unidos pelo Amor

Zjednoczone Stany Milosci, Polônia-Suécia/2016, 104 min. Drama. Dir. Tomasz Wasilewski. Com Julia Kijjowska, Magdalena Cielecka, Dorota Kolak.

Em 1990, após a queda do Muro de Berlim , toda a antiga Cortina de Ferro passa por intensas transformações. Neste quadro, na Polônia, quatro mulheres fazem planos e tentam ser felizes.

16 anos. Caixa Belas Artes, Espaço Itaú - Augusta, Reserva Cultural.

Invasão Zumbi

Train to Busan, Coreia do Sul/2016, 118 min. Ação. Dir. Sang-Ho Yeon. Com Yoo Gong, Dong-Seok Ma, Woo-Sik Choi.

Pai e filha embarcam no trem para Busan. Um vírus que se alastra pela Coreia transforma todo mundo em morto vivo. De repente, a contaminação chega a bordo. O diretor, habilmente, mistura gêneros e faz do trem um instrumento para refletir (sobre) a sociedade sul-coreana. Grandes qualidades, mas não é exatamente um terror como os de Hollywood. Mais que o susto, interessam aqui os dramas familiares e a crítica social.

14 anos. DUBLADO: Anália Franco, Boavista, Bourbon - Espaço Itaú Pompeia, Center Norte, Central Plaza, Cidade São Paulo, Eldorado, Interlagos, Interlar Aricanduva, Jardim Sul, Lapa, Mais Shopping Largo 13, Marabá, Market Place, Metrô Boulevard Tatuapé, Metrô Itaquera, Metrô Santa Cruz, Metrô Tatuapé, Metrô Tucuruvi, Mooca Plaza, Pátio Paulista, Penha, Plaza Sul, Santana Parque Shopping, SP Market, Tietê Plaza, Villa Lobos. LEGENDADO: Bourbon - Espaço Itaú Pompeia, Cidade São Paulo, Eldorado, Frei Caneca - Espaço Itaú, Market Place, Metrô Santa Cruz, Mooca Plaza, Pátio Paulista, Raposo Shopping, Shopping D, Villa Lobos.

As Mil e Uma Noites - Volume 2, O Desolado

Alemanha-França-Portugal-Suíça/2016, 131 min. Drama. Dir. Miguel Gomes. Com Crista Alfaiate, João Pedro Benard, Chico Chapas.

Encerrando o ano, estreiam os volumes 2 e 3 da trilogia do português Miguel Gomes sobre as 1001 Noites. Depois de O Inquieto, O Desolado segue com o propósito do autor, que é refletir sobre a crise de Portugal. As histórias são ótimas - a fuga de Simão ‘Sem Tripas’, Os Donos de Dixie -, mas As Lágrimas da Juíza é uma obra-prima.

14 anos. Caixa Belas Artes.

As Mil e Uma Noites - Volume 3, O Encantado

Alemanha-França-Portugal-Suíça/2016, 125 min. Drama. Dir. Miguel Gomes. Com Crista Alfaiate, Carloto Cotta, Chico Chapas. 

O fecho da trilogia de Miguel Gomes. Novas histórias expressam a crise em Portugal, mas ao contrário dos volumes anteriores esse adota outro caminho. Mais centrado na figura de Xerazade, é uma exaltação do povo português e sua capacidade de superação. Não é tão bom, mas faz todo sentido. E o episódio O Inebriante Canto dos Tentilhões, sobre passarinheiros, resume bem essa ideia.

14 anos. Caixa Belas Artes.

 

Mais conteúdo sobre:
Cinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.