Animação vai abrir Festival de Cannes pela primeira vez

Uma comédia em animação 3D dirigida por um dos criadores de "Toy Story" vai abrir as cortinas do Festival de Cinema de Cannes deste ano, na primeira vez que a maior competição de filmes do mundo será aberta por um desenho, disseram os organizadores nesta quinta-feira.

REUTERS

19 de março de 2009 | 12h40

"Up" será exibido na cerimônia de abertura, no dia 13 de maio. A animação foi dirigida por Pete Docter, que também dirigiu "Monstros S.A." e desenvolveu a história e os personagens de "Toy Story".

O filme, do estúdio Disney Pixar, conta a história de um senhor de 78 anos, Carl Fredricksen, que amarra milhares de balões em sua casa e levanta voo para uma região isolada na América do Sul. Durante a aventura, no entanto, ele descobre que leva consigo um passageiro clandestino de nove anos de idade.

"Up" estreia nos cinemas dos Estados Unidos no dia 29 de maio.

Muitas animações, desde o drama israelense "Valsa com Bashir", exibido no festival do ano passado, até "Shrek", em 2001, ou o clássico "Dumbo", em 1947, já fizerem parte da seleção oficial de filmes exibidos em Cannes, mas até então nenhum havia aberto o festival.

O festival acontece entre os dias 13 e 24 de maio.

(Reportagem de James Mackenzie)

Tudo o que sabemos sobre:
FILMECANNESANIMACAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.