11 de abril de 2011 | 08h36
Rio, a animação em 3D sobre as aventuras de uma arara brasileira, decolou nas bilheterias mundiais, arrecadando cerca de 55 milhões de dólares em seu final de semana de estreia, disse a distribuidora no domingo.
Antes de sua estreia na América do Norte na sexta-feira, 8, o lançamento da 20th Century Fox entrou em cartaz em 72 países, ficando em primeiro lugar em quase todos eles.
Entre as maiores vendas estavam a Rússia (10,4 milhões de dólares) e, naturalmente, o Brasil (8,3 milhões de dólares), onde foi a maior estreia da história para uma animação.
O desenho conta a história de Blu, uma arara azul (na voz de Jesse Eisenberg, de A Rede Social), que retorna ao Brasil depois de uma vida mimada como um animal de estimação nos Estados Unidos.
O filme foi dirigido por Carlos Saldanha, diretor nascido no Rio de Janeiro, responsável pela trilogia A Era do Gelo. Rio foi produzido pelos estúdios Blue Sky e distribuído pela Fox.
Os filmes de animação também reinaram nos Estados Unidos e no Canadá, onde o filme com temática de Páscoa Hop ficou em primeiro lugar pelo segundo final de semana, arrecadando 21,7 milhões de dólares entre sexta-feira e domingo, totalizando 68,2 milhões de dólares em 10 dias.
O filme foi produzido pela Illumination Entertainment, empresa de animação que produziu o sucesso do ano passado Meu Malvado Favorito, e distribuído pela Universal Pictures, unidade da NBC Universal, da Comcast Corp.
(Reportagem de Dean Goodman)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.