Paul White/AP
Paul White/AP

Andrucha Waddington filma vida do espanhol Lope de Vega

1.º filme do diretor brasileiro fora do País, 'Lope' estreia em Madri, é visto Veneza e chega ao Brasil em novembro

estadão.com.br, Agências internacionais

31 de agosto de 2010 | 15h25

O diretor brasileiro Andrucha Waddington apresentou nesta terça, 31, em Madri, seu novo filme Lope, uma co-produção hispano-brasileira que narra os primeiros passos do dramaturgo espanhol Lope Vega, um dos mestres do Século de Ouro. O filme será exibido fora da competição no Festival de Veneza, que começa nesta quarta, 1, estreia nas telas espanholas na sexta e em novembro no Brasil, segundo a agência France Press.

 

Sonia Braga e Selton Mello estão no elenco da produção que começou a ser gestada em 2003 na Espanha, com roteiro do espanhol Jordi Gasull. O protagonista é o ator hispano-argentino Alberto Ammann. Elena Osorio, interpretada por Pilar López de Ayala e Isabel de Urbina (Leonor Watling). Para Gasull, "Lope era como um astro de rock, bonito, sedutor...", disse à agência France Press.

 

 

O filme enfoca o trabalho como escritor de Félix Lope de Vega (1562-1635), um dos expoentes do Século de Ouro e do barroco espanhóis, contemporâneo de Miguel de Cervantes, o autor de Dom Quixote, que é considerado o primeiro romance moderno.

 

 

Para Waddington, de 40 anos, Lope é sua primeira experiência cinematográfica fora do país depois de "Eu, Tu, Eles", "Casa de Areia" e outros filmes. Lope é "um filme de amor com fundo de aventura" sobre "um jovem que procura seu lugar", disse o diretor, que espera que o filme "possa apresentar ao mundo o talento de Lope Vega, que é muito conhecido na Espanha, mas fora do país não tem a visibilidade que deveria ter."

 

 

Andrucha disse que nos últimos quatro anos mergulhou fundo na obra de Lope de Vega e na história dos séculos 16 e 17, e na língua espanhola. O filme foi rodado em Esauira e Safi (Marrocos) e em várias localidades espanholas. A principal canção da trilha sonora é Que El Soneto nos Tome Por Sorpresa, composto pelo cantor uruguaio residente na Espanha Jorge Drexler.

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
Andrucha Waddington'Lope'

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.