Angela Weiss/AFP
Angela Weiss/AFP

Análise: bem ou mal, Oscar espelha a história dos EUA e do mundo

As maiores injustiças – 'Cidadão Kane' Alfred Hitchcock, Greta Garbo ou Charles Chaplin – são percalços que não afetam a atração do prêmio

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

04 Março 2018 | 06h01

Em 1927, a Academia surgiu, fundada por produtores. Como eles ditavam as regras, selecionavam quem podia ser admitido. Como reação, foram surgindo as guilds.

No primeiro Oscar, todo mundo indicava, mas só o comitê de direção, o Board, escolhia os vencedores. O primeiro Oscar nasceu polêmico. O Board queria premiar The Crowd, de King Vidor. O lendário Louis B. Mayer, da Metro, fez uma revolução para que Sunrise, de F.W. Murnau, ganhasse o prêmio de qualidade artística.

Tinha toda razão. A par do prêmio de qualidade artística, havia o de melhor produção – futuro melhor filme. Deu Wings, Asas.

+++ Indicados ao Oscar 2018 são anunciados; veja a lista de candidatos

A estatueta já nasceu como prêmio da indústria. Daqui a dez anos, torna-se centenária. Ao longo de todo esse tempo, houve decisões controversas, escolhas absurdas. O importante é que se pode perceber uma história dos EUA e do mundo por meio do Oscar.

OSCAR: 90 anos de história em 90 curiosidades

A depressão, a guerra, as mudanças de comportamento, os direitos civis, os novos papéis sociais espelham-se no Oscar

Quantas vezes você ouviu críticas à Academia Sueca, que outorga o Nobel? Há menos notáveis na seleção do Nobel que na da Academia. O neorrealismo, o cinema japonês, os mestres – Ingmar Bergman, Federico Fellini, Luis Buñuel, etc. Os grandes autores que não foram premiados por filmes venceram pelo conjunto da obra.

AO VIVO: Todas as novidades sobre o Oscar

Neste quadro, as maiores injustiças – Cidadão Kane não ganhou nada, nem Alfred Hitchcock, Greta Garbo ou Charles Chaplin – são percalços que não afetam a atração do prêmio. E o Oscar soma.

Agrega valor aos filmes, e aumenta as rendas em todo o mundo. Até por isso, o Brasil sonha entrar nesse clube restrito. 

Mais conteúdo sobre:
Oscar [prêmio de cinema]

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.