Warner Bros
Warner Bros

Adaptação de 'Duna' por Denis Villeneuve ganha trailer; assista

Filme terá duas partes e é inspirado na ficção científica espacial de Frank Herbert

André Cáceres, O Estado de S.Paulo

09 de setembro de 2020 | 14h04

O filme Duna, dirigido pelo cineasta canadense Denis Villeneuve (A Chegada, Blade Runner 2049), ganhou seu primeiro trailer. 

Duna é uma adaptação em duas do romance de mesmo nome de Frank Herbert publicado em 1965 e será lançado ainda em 2020 nos cinemas.

A data de lançamento no Brasil ainda não foi confirmada, embora no exterior ele esteja previsto para 17 de dezembro.

Outras versões de 'Duna'

A ficção científica espacial de Herbert já foi adaptada em 1984 por David Lynch, além de ter recebido nos anos 2000 uma série no canal SyFy.

Na década de 1970, o cineasta chileno Alejandro Jodorowsky tentou adaptar o livro de Herbert, mas o alto orçamento para a época foi um impeditivo no projeto. No entanto, sua tentativa é narrada no documentário Jodorowsky's Dune.

O que é 'Duna'?

Duna se passa em um futuro distante, no qual os computadores foram banidos após ameaçarem a existência humana e as próprias pessoas se especializam em funções antes delegadas às máquinas. A obra narra a queda da família Atreides, aristocratas tradicionais que são designados pelo imperador de um vasto império estelar para governar o planeta Arrakis, também conhecido como Duna.

Ao chegar no planeta desértico, os Atreides se veem vítimas de um golpe e são destituídos do poder. Paul Atreides, herdeiro da família, se refugia no deserto com uma tribo de nativos e acaba se tornando uma espécie de líder messiânico.

A série de seis livros escritos por Frank Herbert se tornou uma das mais cultuadas obras da ficção científica ao tratar de temáticas políticas, religiosas e ambientais sob um ponto de vista original, tendo influenciado outras space operas, como Star Wars.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.