Academia concede Oscar especial a Iñárritu por filme em realidade virtual

Prêmio foi decidido 'em reconhecimento a uma experiência narrativa visionária e poderosa'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Academia de Hollywood anunciou nesta sexta-feira, 27, que decidiu entregar um Oscar especial ao cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu por seu filme em realidade vitual Carne e Areia. O conselho de governadores da Academia tomou a decisão de premiar o trabalho de Iñárritu "em reconhecimento a uma experiência narrativa visionária e poderosa".

O diretor mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu Foto: Mario Anzuoni/ Reuters

PUBLICIDADE

"O conselho está orgulhoso de apresentar este Oscar especial a Carne e Areia, no qual Iñárritu e seu diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki, nos abriram novas portas à percepção cinematográfica", indicou em comunicado o presidente da Academia, John Bailey. Iñárritu e Lubezki uniram seus talentos para construir uma experiência artística na qual a realidade virtual e o simbolismo colocam o espectador na pele dos imigrantes ilegais que cruzam a fronteira dos Estados Unidos com o México. Trata-se de uma experiência na qual o espectador passa a ser parte do drama da imigração através da realidade virtual, que o transporta para um dramático momento, o da detenção em pleno deserto de um grupo de imigrantes que tentam entrar ilegalmente nos EUA. Baseado nos testemunhos de vários destes imigrantes, Iñárritu, que apresentou o filme no Festival de Cannes, idealizou um projeto artístico que vai além de uma mera instalação ou exposição.

"É uma experiência artística multimídia e cinematográfica profundamente emocional", apontou Bailey. A Academia fará a entrega do Oscar especial a Iñárritu em uma cerimônia no próximo dia 11 de novembro, em Los Angeles. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.