
30 de dezembro de 2010 | 16h52
A lista, publicada nesta quinta-feira pela revista Variety, exclui quatro das grandes favoritas na categoria: Cisne Negro e Bravura Indômita, ao se basear "substancialmente" em material já existente, e Minhas Mães e Meu Pai e O Vencedor, pela grande presença de canções, que diminuem o papel da trilha sonora.
Também ficaram de fora das faixas pré-selecionadas as animações Enrolados e Toy Story 3, mas por decisão dos estúdios, já que preferem que ambas entrem na categoria de melhor canção.
A Academia, para evitar que os votos se dirijam aos compositores mais conhecidos, só publica na lista enviada os nomes dos filmes, sem dizer quem é o autor de cada música.
Por enquanto saem como favoritos James Newton Howard, com quatro filmes (Salt, O Turista, Amor e Outras Drogas e O Último Mestre do Ar), e Alexandre Desplat, com três (O Discurso do Rei, O Escritor Fantasma e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I) David Arnold também compete com três filmes (As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, Made in Dagenham e Uma Manhã Gloriosa), e outros 12 compositores concorrem com dois filmes. Clint Eastwood e Sylvain Chomet podem conseguir uma indicação por composições para filmes dirigidos por eles: Além da Vida e O Mágico, respectivamente.
Os nomes dos candidatos às estatuetas douradas serão revelados no dia 25 de janeiro.
A cerimônia de entrega de prêmios será realizada mais uma vez no Teatro Kodak, de Los Angeles, no dia 27 de fevereiro, e será exibida nos EUA pela rede ABC.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.