
04 de janeiro de 2011 | 17h26
O relato sobre o Facebook A Rede Social, o drama sobre a monarquia britânica O Discurso do Rei e o sucesso de ficção científica A Origem foram indicados nesta terça-feira, 4, aos prêmios do Sindicato de Produtores dos Estados Unidos (PGA, na sigla em inglês).
Veja também:
'A Rede Social' é eleito Melhor Filme por associação de críticos online
Saem indicações para prêmio do Sindicato dos Roteiristas dos EUA
Também receberam indicações a supervivência de 127 Horas, o thriller psicosexual Cisne Negro, a saga de boxe O Vencedor, o relato sobre uma família de lésbicas Minhas Mães e Meu Pai, o suspense de Atração Perigosa, a animação Toy Story 3 e o western Bravura Indômita.
Os ganhadores serão conhecidos em cerimônia no dia 22 de janeiro, três dias antes das indicações ao Oscar. A seleção do Sindicato dos Produtores normalmente coincide com a da Academia.
O Sindicato dos Produtores seguiu os passos da Academia do ano passado e ampliou para 10 o número de candidaturas a melhor filme.
A Rede Social, com Jesse Eisenberg, no papel do fundador do Facebook Mark Zuckerberg, tem sido favorito desde o começo dominando as melhores críticas dos grupos mais importantes de cinema.
O Discurso do Rei, filme em que Colin Firth dá a vida ao gago rei Jorge VI também está entre os favoritos ao Oscar. O longa encabeça a lista dos indicados aos Globos de Ouro e junto com O Vencedor conta com o maior número de candidaturas parra os prêmios do Sindicato do Atores norte-americanos (SAG, na sigla em inglês).
Toy Story 3 também compete pelo prêmio do Sindicato dos Produtores na categoria animação, junto com Meu Malvado Favorito e Como Treinar o Seu Dragão.
Na categoria de televisão foram indicados programas como Glee, 30 Rock, Mad Men, Dexter e filmes ou minisséries como The Pacific, Pillars of the Earth e Temple Grandin.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.