A grande atriz Fernanda Montenegro fala sobre suas referências e influências na vida e na arte

Na literatura, ela reverencia Thomas Mann e Machado; no cinema, Bergman e Altman; e, entre artistas, Bibi Ferreira

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

Fernanda Montenegro não seria a grande artista que é sem influências/referências que a marcaram profundamente.

Descubra aqui quem, ou o que, participou desse processo.

Entre as inspirações para Fernanda Montenegro em sua carreira, ela cita a atriz Dulcina de Morais Foto: Alex Carvalho/Divulgação

PUBLICIDADE

Livros "Comecei a ler muito cedo e aos 16, 17 anos descobri Thomas Mann. Os Buddenbrook foi uma revelação para a jovem que fui. Desde então, li e reli muito o autor. A Montanha Mágica, José e Seus Irmãos, Contos, Morte em Veneza. Em termos brasileiros, acho que não se pode fugir de Machado de Assis. É um escritor que permanece vivo, um dos construtores da nossa identidade literária. Pedro Nava, gosto demais.Nelson Rodrigues. Ele foi um grande dramaturgo. Fez obra de observação social e tocou em temas profundos da indagação existencial. E ele é autor de uma frase que sempre me inspirou. Disse de um personagem que ‘saiu correndo em todas as direções, como cavalo de mocinho’. Muitas vezes me senti assim, na vida e na arte."

Filmes "O primeiro que me vem é ...E o Vento Levou. Nada mais Hollywood. O cinema dos EUA é narrativo, folhetinesco. Não tem o desassossego existencial dos europeus, de Bergman. Robert Altman. Sempre gostei muito do humor de Altman, da forma como ele subverte clichês de gêneros. Irmãos Coen. O que me encanta neles é o inesperado. Mas eles são profundamente (norte-)americanos. Não têm o desassossego dos europeus."  

Atores e atrizes Quem me inspirou? Dulcina de Morais, Bibi Ferreira. Dulcina foi decisiva - ela reformulou a presença do ator no Brasil. E Bibi é uma força. Ela está com quantos anos? 91 ou 92? Eu a vi no começo, acompanhei sua (r)evolução. Essa mulher fez Gota d’Água e My Fair Lady. E hoje canta Sinatra. Canta com paixão, com fé. Vida longa, Bibi!"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.