Reprodução
Reprodução

10 curiosidades sobre o Oscar

Irmãs indicadas na mesma categoria, prêmios recusados e filmes que ganharam com apenas uma indicação

Marcio Claesen, estadão.com.br

22 Fevereiro 2012 | 13h21

1. Apenas uma vez o Oscar dividiu o prêmio de direção entre drama e comédia, como é tradição no Globo de Ouro. Foi em 1929, no primeiro ano do evento. Frank Borzage levou o de melhor direção de drama (Sétimo Céu) e Lewis Milestone, o de melhor direção de comédia (por Two Arabian Nights).

2. Gosta quando o ano é bem dividido entre os filmes? Em 1930, todos os filmes levaram apenas um Oscar para casa. É preciso ressaltar que havia apenas sete categorias.

3. Jackie Cooper (que faleceu aos 88 anos em maio de 2011) foi o único ator abaixo dos 18 anos a ser indicado na categoria principal masculina. Isso aconteceu em 1931, por Skippy, quando ele estava com 9 anos.

4. O romance Grande Hotel, de Edmund Goulding, conseguiu a proeza de ser indicado, em 1934, apenas na categoria de melhor filme... E ganhou! Feito inédito até o momento.

5. Apenas três filmes conquistaram os cinco principais prêmios da noite (filme, diretor, ator, atriz e roteiro). São eles: Aconteceu Naquela Noite (1935), Um Estranho no Ninho (1976) e O Silêncio dos Inocentes (1992).

6. Sucessos como Cabaret e Chicago poderiam talvez ter arrebatado um prêmio a mais se a categoria de melhor direção de dança tivesse vingado. Ela existiu apenas entre os anos de 1936 e 1938.

7. Pinóquio foi o primeiro longa animado - de muitos - a vencer a categoria de melhor música original, com a famosa When You Wish Upon a Star.

8. Duas irmãs foram indicadas na mesma categoria em duas vezes na história do prêmio. Joan Fontaine (por Suspeita) venceu Olivia de Havilland (Hold Back the Dawn), em 1942. Já em 1967, nem Lynn Redgrave (de Georgy, a Feiticeira) ou Vanessa Redgrave (Deliciosas Loucuras de Amor) foram páreo para bater Elizabeth Taylor (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?)

9. Marlon Brando recusou o Oscar de melhor ator por O Poderoso Chefão em 1973. Ele mandou a índia Sacheen Littlefeather em seu lugar que fez um discurso ressaltando o tratamento que os nativo-americanos recebiam na indústria do cinema. Mais tarde, descobriu-se que a índia na verdade era Maria Cruz, uma atriz mexicana.

10. Apesar de ser a maior vencedora entre todos os atores e atrizes, Katharine Hepburn só compareceu à cerimônia uma única vez: em 1974 e não estava indicada. A atriz foi entregar o prêmio honorário Irving J. Thalberg para o produtor Lawrence Weingarten.

 

Mais conteúdo sobre:
Oscar2012 cinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.