Volpi terá primeira exposição individual em Londres

Mostra com 32 pinturas do artista será aberta dia 11 de junho na na galeria Cecilia Brunson Projects

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O pintor Alfredo Volpi (1896-1988) terá sua primeira individual em Londres, a ser inaugurada em 11 de junho na galeria Cecilia Brunson Projects. A exposição, com curadoria do crítico Michael Asbury, vai apresentar 32 pinturas do artista criadas entre as décadas de 1940 e 1980. Intitulada Volpi: Nos Cruzamentos da Arte Moderna Brasileira, a mostra ficará em cartaz até 29 de julho.

PUBLICIDADE

A individual de Volpi na Inglaterra é fruto de parceria da Cecilia Brunson Projects com a galeria paulistana Almeida e Dale, que promoveu, em 2014, a grande exposição Volpi - A Emoção da Cor, com 80 obras do pintor selecionadas pela curadora Denise Mattar. O artista, que nasceu em Lucca, na Itália, e chegou ao Brasil em 1898 com os pais, ficou conhecido, sobretudo, por suas pinturas a têmpera nas quais desenvolveu uma pesquisa de formas muito próprias e que, popularmente, ficaram conhecidas como "bandeirinhas".

Mais ainda em torno do artista, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo também está preparando uma exposição expressiva de suas obras com curadoria de Aracy Amaral e prevista para ser aberta no dia 21 de junho. A mostra, que poderá ser vista até 18 de dezembro na Sala Paulo Figueiredo da instituição, reunirá estudos e pinturas datados de desde os anos 1920 e pertencentes à Coleção Ladi Biezus. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.