Divulgação
Divulgação

Tefaf 2015 abre suas portas com aquarela clássica de Van Gogh

Evento também exibe obras de artistas como Matisse e Damien Hirst

Antonio Gonçalves Filho, O Estado de S. Paulo

12 Março 2015 | 10h53

Uma aquarela de Van Gogh que reproduz o moinho de Alphonse Daudet em Fontvieille, na França, e que não é exposta há mais de um século, é uma das atrações da Tefaf 2015, a feira anual de arte realizada em Maastricht, Holanda, que abre suas portas nesta sexta-feira, 13,  exibindo obras de mestres antigos como Dürer, Rembrandt e Murilo, além de modernos (Matisse, Gauguin) e contemporâneos (Damien Hirst, Jeff Koons).

A aquarela de Van Gogh foi exibida pela última vez em 1910, na Alemanha. Desde então, a pequena obra (de 30,2 x 49 cm) passou pelas mãos de colecionadores particulares e não participou de outras exposições. Ela foi presenteada a Theo, irmão do pintor, passando às mãos de sua viúva. Em técnica mista (Van Gogh usa grafite), o trabalho, realizado em 1888, mostra o moinho de Daudet à distância e com uma das pás quebrada, tendo na parte frontal um vinhedo em verde vívido.

O pintor holandês executou a obra em papel para economizar a tela que deveria pintar quando Gauguin fosse visitá-lo em Arles. A viúva de seu irmão certamente não poderia imaginar que a aquarela atingiria o astronômico preço de 10 milhões de euros que a Dickinson  de Londres pede em Maastricht. Comparativamente, é quase um quarto do  valor que a Christie's conseguiu pela tela "Girassóis", de Van Gogh, em 1987, que, na época, bateu o recorde nos leilões de arte.

Além de Van Gogh, a Tefaf tem outros mestres que serão disputados pelos milionários colecionadores, dispostos a pagar mais de 6 milhões de euros por um livro de iluminuras ou disputar a posse de uma pintura histórica de sir Joshua Reynolds  - um retrato de um nobre de Atenas, discípulo de São Paulo que estava desaparecida desde 1905.

Mais conteúdo sobre:
Tefaf 2015artes visuaisVan Gogh

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.