JF Diorio/Estadão
JF Diorio/Estadão

Tadeu Chiarelli será o novo diretor artístico da Pinacoteca

Ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, ele tomará posse no ano que vem

Celso Filho, O Estado de S. Paulo

28 de outubro de 2014 | 11h29

Atualizada às 13h18

O curador e historiador de arte Domingos Tadeu Chiarelli foi anunciado novo diretor artístico da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A decisão foi tomada pelo conselho da instituição, presidido por José Olympio Pereira, em uma reunião na noite desta segunda-feira, 27. Ele tomará posse em 2015.

A Diretoria Administrativa Financeira também terá um novo nome. O administrador Marcelo Dantas, que é colaborador da Pinacoteca desde 1998, assumirá o cargo.

Ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), onde ocupava o cargo desde 2010, Chiarelli também foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo entre 1996 e 2000. Em nota oficial, a Pinacoteca informou que Chiarelli pediu o afastamento para se dedicar a projetos pessoais.

Chiarelli sucederá Ivo Mesquita, que ocupa o cargo há dois anos. Mesquita trabalhava na instituição desde 2007 como curador-chefe, quando em 2012 foi convidado a substituir Marcelo Mattos Araújo - atual secretário Municipal de Cultura. Mesquita também foi da curadoria da 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, e diretor-técnico do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), entre 2000 e 2002.

Tudo o que sabemos sobre:
PinacotecaIvo MesquitaTadeu Chiarelli

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.