''Quando ouvi o Guinga foi um transe''

Ed Motta[br]CANTOR E COMPOSITOR

, O Estadao de S.Paulo

21 de fevereiro de 2009 | 00h00

Qual disco ou música mudou sua maneira de ver o mundo? Minha relação com a música é uma ode ao abstracionismo; o cinema, por ser uma arte mais pragmática e literal, talvez tenha interferido mais.Que artista mais o influenciou? A dupla americana Steely Dan, comecei a escutar jazz e estudar harmonia por conta da fusão brilhante que eles sempre fizeram. A voz de Donny Hathaway também foi um divisor de águas.Que obra você detestou à primeira vista e passou a venerar depois? Eu não gostava de música brasileira quando adolescente, depois, além de respeitar e admirar, ainda torro meu dinheiro em discos raros brasileiros.Qual disco ruim você adora ouvir? Se eu gosto não acho ruim, quando moleque com a turma que colecionava discos de rock eu tinha essas bobagens, mas já foi curado. Minha vitrola toca de Barry Manilow a Stravinski.Qual disco ou artista você não acha tão bom, mas todo mundo acha? Pat Metheny, chato pacas, dá diabete... Óbvio que é um músico competente, não é o guitarrista do White Stripes que o crítico com ouvido infantil vai endeusar, mas acho chato. Já o Pat Martino eu adoro, um gênio, mas o Metheny... Tem um turbilhão de guitarristas que tocam na onda dele, é um exército da chatice, as frases, os temas, o timbre terrível...Qual disco você comprou levado pela opinião alheia e odiou? Um leonino nunca se leva pela opinião alheia. Eu não compro, não conheço e não quero conhecer nada de música depois dos anos 80; se ganho um CD do The Strokes, Radiohead, a turma de hoje, dou de presente para alguém com quem não tenha intimidade - jamais daria de presente para amigos queridos algo que eu não goste ou acredite.Que música de outro você gostaria de ter composto?Milhares. Time on My Hand, do Vincent Youmans; The Thing We Did Last Summer, do Jule Styne; A Boy Like That, do Leonard Bernstein; Amour Amour, do Michel Legrand; Luiza, do Jobim; Alfie, do Burt Bacharach; Ilusão à Toa, do Johnny Alf; Lush Life, do Billy Strayhorn; Darn That Dream, do Jimmy Van Heusen; Harlem Nocturne, do Earle Hagen; Repetition, do Neal Hefti; a lista é gigante. Queria ter composto a Sinfonia para Instrumentos de Sopro do Stravinski ou a 2ª Sinfonia de Scriabin, a 2ª e 3ª Sinfonia do Honegger. Muitos temas de Wayne Shorter, Horace Silver, Charles Mingus, Benny Golson,Woody Shaw, Carla Bley, Stephen Sondheim e vai embora... Qual disco de sucesso deixa você com inveja por não tê-lo feito? Todos os do Steely Dan, perfeitos e ainda venderam razoavelmente mundo afora. Mas o que faz muito sucesso é sempre intelectualmente menos interessante. Não invejo a Madonna, queria era saber de música como Coltrane. Qual canção considerada clássica mereceria uma letra melhor? Sem letra todas as músicas ficariam melhores, não escuto letra de música, eu me emociono com o texto no cinema, os diálogos, a palavra poética não me diz nada, acho um clichê da inteligência e da pseudossensibilidade humanas.Qual disco você acreditou que seria ótimo e frustrou suas expectativas? Ótimo comercialmente? Só tiro do forno o que considero excepcional, a clientela pode não gostar do prato, mas no meu restaurante só o cozinheiro tem razão.Qual disco fez você passar uma noite em claro analisando o que ouvia? Quando conheci o Guinga foi um transe, o disco Delírio Carioca.Qual você nunca deixa de ouvir? Physical Graffitti, do Led Zeppelin, e Blow By Blow, do Jeff Beck, melhores memórias da infância.Caetano ou Chico? Bethânia ou Gal?Gosto e respeito muito os quatro, mas, nos últimos anos, o compositor consagrado da MPB que mais escuto é o Milton Nascimento dos anos 70. A atmosfera coltraniana da música dele é espiritual, grande artista o Milton.De quem você tem todos os discos?Muitos, numa coleção de 30 mil vinis. Muitas coleções completas de jazz, rock, soul, reggae, música do mundo todo. Do Brasil tenho tudo de Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Chico, João Donato, Johnny Alf, Moacir Santos, etc. O artista do qual eu mais tenho material é Ennio Morricone, mais de 100 trilhas em vinil.Qual a melhor e a pior regravação de um clássico da MPB? Sempre prefiro a versão original e, de preferência, pilotada pelo compositor; fujo de regravações. Um disco que considera um clássico instantâneo? E outro, lançado nos últimos dez anos, que está entre os melhores de todos os tempos?O disco ainda não saiu, mas a Orkestra Rumpilezz liderada pelo genial compositor e arranjador baiano Letiéres Leite é uma salvação no mar de mediocridade na música mundial. Moacir Santos Coisas é um clássico imediato.Qual artista ou banda badalada pela crítica você considera inferior? Eu teria que fazer um catálogo.Qual show mais marcou a sua vida? Randy Weston, um Azymuth nos anos 80, Paul McCartney no Maracanã, Miles Davis no Canecão. A melhor voz que eu já escutei ao vivo foi a do cantor e pianista Andy Bey, na Holanda. Mas prefiro discos a ver shows.Quem você acha que jamais deveria ter gravado um disco? Essas bandinhas, todos de camisa xadrez, cueca aparecendo, cabelo ensebado, tatuagem oriental, instrumentos antigos. Qual a pior música de todos os tempos? Música ruim é igual mosquito: aparece do nada e aos montes.Qual artista começou mal a carreira discográfica e depois deslanchou? Não consigo me lembrar, a situação contrária é mais corrente.Qual cantor é melhor do que os discos que grava? Rod Stewart, Stevie Winwood, Anita Baker, a lista é grande...Qual compositor de talento não deveria gravar as próprias canções? Essa situação não existe para mim, escuto pouco artistas que não compõem, mesmo no jazz gosto mais dos que têm algo a dizer do que os que reinterpretam clássicos. O compositor Billy Strayhorn tocava piano maravilhosamente, mas cantava mal, a versão dele para o clássico Lush Life não é muito feliz; a Sarah Vaughn imortalizou o tema, mas isso é raro.Qual o erro mais constante em discos de artistas que você gosta? Ter um produtor, o sujeito que ajuda os menos talentosos e oprime a favor das vendas os que sabem o que querem. Muitas vezes, é uma grife que ajuda a vender o disco e, para quem não gosta de estúdio, uma muleta. Já cometi e posso cometer de novo se faltar comida na minha casa, nunca se sabe...Que músico você admira por combinar atitude e qualidade artística?Hermeto Pascoal, Charles Mingus, Ornette Coleman, Sun Ra, Pharoah Sanders, Frank Zappa, Sam Rivers, David Bowie, Scott Walker, etc. Qual bom disco mal gravado mereceria ser refeito hoje? Eu fico estático perante o ineditismo da obra inicial, releituras são boas para conta bancária, mas artisticamente menores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.