PUBLICIDADE

Quadro perdido de Ticiano é encontrado após 2 décadas

Obra 'Ritratto di Gentiluomo con Berretto Nero' foi restituída ao Estado da Itália pela polícia

Por Ansa
Atualização:

Uma obra do pintor renascentista Ticiano tida como perdida foi recuperada pelo núcleo de proteção do patrimônio cultural da polícia militar da Itália.

Trata-se do quadro Ritratto di Gentiluomo con Berretto Nero (Retrato de cavalheiro com boina preta, em tradução literal), avaliado em aproximadamente 7 milhões de euros (R$ 37 milhões).

A obra havia sido vista pela última vez em 2003, durante uma inspeção das autoridades no Vêneto, mas depois foi retirada ilegalmente da Itália.

Quadro de Ticiano é reencontrado na Itália Foto: Ansa

PUBLICIDADE

Em 2020, um casal de colecionadores do Piemonte comunicou ao Escritório de Exportações de Turim o retorno do quadro, que estava na Suíça, para a realização de análises. Investigações sucessivas então comprovaram a exportação ilícita da tela, que foi apreendida em junho de 2021 pela Arma dos Carabineiros.

Após a confirmação do confisco pela Justiça, a pintura de Ticiano foi restituída ao Estado italiano nesta quinta-feira, 19.

"Uma das causas do empobrecimento do patrimônio cultural italiano é a exportação ilícita de obras, e nosso objetivo é combater essa atividade", disse à Ansa Silvio Mele, comandante do núcleo de proteção do patrimônio cultural da Arma dos Carabineiros em Turim.

Nascido entre 1488 e 1490, Ticiano foi um dos expoentes do Renascimento veneziano e um dos mais versáteis pintores italianos da época. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.