Quadro em que Winston Churchill representou seu uísque favorito é leiloado por US$ 1,3 mi

Churchill, que adorava pintar, produziu este quadro em sua mansão de Chartwell na década de 1930

PUBLICIDADE

Por AFP
Atualização:

Um quadro pintado pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965) que representa uma garrafa de seu uísque favorito foi vendido por 983.000 libras, informo a casa de leilões Sotheby's nesta terça-feira, 17. 

O preço final, equivalente a quase 1,3 milhão de dólares, é "cinco vezes o valor da estimativa de 150.000-250.000 libras, e está entre os preços mais altos de um quadro de Churchill em leilão", disse em comunicado.

Tela 'Jug with Bottles', de Winston Churchill Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

PUBLICIDADE

Churchill, que adorava pintar, produziu este quadro em sua mansão de Chartwell na década de 1930. O ex-primeiro-ministro conservador do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial deu a obra ao empresário americano William Averell Harriman, enviado especial dos Estados Unidos na Europa na década de 1940.

Harriman foi fotografado em 1942 em Moscou com Churchill e Josef Stalin. Não se sabe se o líder británico, que costumava dar seus quadros aos seus amigos, estava ciente do romance que sua nora Pamela, esposa de seu filho Randolph, tinha com Harriman, disse o jornal The Times na segunda-feira.

Os dois amantes se casaram em 1971 e o quadro foi vendido a colecionadores americanos após a morte de Pamela em 1997.

A Sotheby's vendeu em 2014 outro quadro de Winston Churchill, O viveiro dos peixes em Chartwell, pelo valor recorde de 1,8 milhão de libras. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.