Prêmio Brasil de Fotografia organiza exposição em São Paulo

Edição homenageia o fotógrafo carioca João Roberto Ripper, criador do Programa Imagens do Povo

PUBLICIDADE

Por Camila Molina
Atualização:

As fotografias em preto e branco de um pai beijando seu filho na Paraíba, em 2013, e da mãe que ri com suas crianças em um momento descontraído no Quilombo São Raimundo em Alcântara, no Maranhão, em 2009, são dois exemplares do olhar sensível e atento do fotojornalista carioca João Roberto Ripper - ou JR Ripper, fundador do Programa Imagens do Povo e grande homenageado do Prêmio Brasil Fotografia 2014, que contemplou, ainda, Sonia Guggisberg, Gilvan Barreto, Marcos Muniz, Paula Almozara e Vinicius Assencio. Uma exposição com as obras de todos os premiados será inaugurada hoje, 15, às 20 horas, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo.

Imagens que JR Ripper fez do Quilombo São Raimundo em Alcântara, no Maranhão, em 2009 Foto: JR Ripper

A edição de 2014 da premiação teve como jurados o artista Cildo Oliveira, o fotógrafo Walter Firmo, a antropóloga Georgia Quintas, a curadora e jornalista Leonor Amarante e a pesquisadora e professora Simonetta Persichetti, colaboradora do Estado. Dedicado à produção contemporânea, o prêmio concedeu bolsas para que Marcos Muniz, Paula Almozara e Vinicius Assencio realizassem seus projetos. O primeiro documentou grupo religioso da cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso. Já Paula desenvolvei o trabalho À Margem e Assencio investigou imagens relacionadas à recorrente prática de se atear fogo sobre as lavouras do interior de São Paulo.

Sonia Guggisberg criou Samarina, obra na qual a artista utilizou as demolições como metáfora Foto: Sonia Guggisberg

Na categoria Ensaios, ainda, Sonia Guggisberg criou Samarina, obra na qual a artista utilizou as demolições como metáfora, e Gilvan Barreto concebeu a série Moscouzinho.Exposição Prêmio Brasil Fotografia 2014 Espaço Cultural Porto Seguro. Avenida Rio Branco,1.489, tel.3377-5880. De 16/1 a 31/3. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 17h. Entrada Gratuita. www.premiobrasilfotografia.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.