Christian Hartmann/ RFeuters
Christian Hartmann/ RFeuters

Pintura de Van Gogh será exibida pela primeira vez em mais de cem anos

Avaliada entre 5 milhões e 8 milhões de euros, 'Uma Cena de Rua em Montmartre' foi pintada em 1887 e irá a leilão em março

Elizabeth Pineau, Redação

24 de fevereiro de 2021 | 15h01

Uma pintura de Vincent Van Gogh que retrata uma cena em uma rua de Paris será exibida ao público pela primeira vez depois de passar mais de um século a portas fechadas na coleção particular de uma família francesa.

A obra, pintada por Van Gogh em 1887 enquanto ele morava com o irmão, Theo, na capital da França, será exibida pela casa de leilões Sotheby's em Amsterdã, Hong Kong e Paris, e leiloada no mês que vem.

A casa de leilões estimou o preço da obra de arte entre 5 milhões e 8 milhões de euros.

Intitulada Uma Cena de Rua em Montmartre, a pintura mostra um homem e uma mulher passeando de braços dados ao longo de uma cerca com um moinho de vento ao fundo.

A obra é parte de uma série de cenas que Van Gogh produziu em Montmartre, distrito em uma colina de Paris hoje dominado pela igreja de Sacré Coeur.

Quando o artista estava lá, a igreja estava em construção e a área era uma colcha de retalhos de campos, casas e moinhos de vento no extremo da cidade, e começava a atrair a boemia artística com seus aluguéis baratos.

A Sotheby's disse que a pintura foi vista em catálogos, mas que jamais foi mostrada ao público, e não identificou o proprietário atual.

A casa ainda disse em um comunicado que muito poucas pinturas do período Montmartre de Van Gogh continuam com donos particulares. "O aparecimento de uma obra deste calibre no mercado, e de uma série tão emblemática, é indubitavelmente um grande acontecimento", disse o comunicado.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.