Personal game

WIIControle remoto: é possível praticar em casa até esportes como golfe e basquete. Autocontrole: exagerar no tempo pode causar lesões Videogame sempre foi sinônimo de sedentarismo. Jogadores sentados, olhando para a tela, praticamente inertes por horas e horas, exceto pelo movimento dos dedos no joystick. Outros tempos. Com o console Wii, da Nintendo, é impossível ficar parado. Os controles Wii Remote e Wii Balance Board captam os movimentos do jogador e possibilitam a interação com o que acontece na tela.Os irmãos Lucas e Beatriz Bettine compraram o Wii há três meses e hoje aliam diversão a exercícios. "Sinto até dores musculares se fico muito tempo jogando", diz Beatriz, que gosta de praticar tênis no jogo Wii Sports. Lucas, por sua vez, prefere dar tacadas de golfe ou extravasar o estresse dando socos no adversário virtual em um assalto de boxe.Como em uma prática esportiva convencional, é preciso tomar alguns cuidados. Fabio Navarro Cyrillo, fisioterapeuta da Universidade da Cidade (Unicid), alerta para a necessidade de um bom alongamento antes e depois de jogar. "O Wii pode causar tendinites", adverte ele, que costuma usar, em suas sessões de fisioterapia, o Wii Balance Board, controle parecido com uma balança, que tem quatro sensores para captar os movimentos de quem está sobre ele. "Dá para corrigir a postura, trabalhar o equilíbrio e os pacientes podem fazer movimentos que não realizariam se não fosse a interação com o jogo", diz.A praticante Simone Pereira aproveitou que o marido comprou um Wii com o Balance Board para fazer as séries de exercícios do Wii Fit. "Sigo o programa que o treinador virtual oferece há um mês e já perdi dois quilos", comemora. O software inclui exercícios de força (como flexões de braço), ioga e aeróbicos (como step).Academia domésticaSensores posicionados na frente do televisor e o controle Wii Remote captam os movimentos do praticante. É o caso de Beatriz Bettine, que adora uma partida de tênis virtual.Uma espécie de personal trainer virtual elabora uma série de exercícios de acordo com peso, altura e objetivo. Há treinos aeróbicos, de equilíbrio e de força, como os agachamentos que Simone Pereira faz.O treinamento mais popular do Wii Fit é o de ioga. Basta repetir os movimentos do personal trainer na tela para que sensores captem como está seu equilíbrio. O jogo armazena seu progresso.Vida lá foraO Wii realmente ajuda, mas não pode ser a única opção de exercício físico. "Com certeza, é um game melhor do que os convencionais, mas não substitui a prática de exercícios ao ar livre", afirma Turibio Leite, coordenador do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte). Veja algumas dicas para usar o Wii de forma saudável:Faça um bom alongamento antes e depois de jogar;Os movimentos costumam ser repetitivos. Por isso, desligue o aparelho de vez em quando para evitar tendinites;De tempos em tempos, o próprio videogame recomenda que você faça uma pausa para outras atividades. Aceite a sugestão, de bom grado.

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