O barquinho vai

CEPE-USPA favor da maré: fortalece músculos dos braços, costas, pernas e glúteos. Contra a correnteza: o esporte pode provocar lesão na região lombarSe você quer emagrecer rápido, ganhar músculos e ter contato com a água, seu esporte é o remo - tão completo quanto a natação, mas com a vantagem de exigir mais força do praticante. "É um esporte benéfico do ponto de vista cardiovascular e de desenvolvimento muscular", explica Ricardo Linares, professor de remo do Cepe-USP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo).A tese de que o remo é um esporte para homens é falsa. "Comecei porque queria melhorar meu condicionamento físico. Hoje não consigo ficar sem", explica Carolina Araújo, 22, atual vice-campeã brasileira, dona de um corpo esguio e bem-definido. Mas ela tem de lidar com o único problema que a prática pode trazer: problemas na região lombar. "Isso acontece com atletas. Quem pratica apenas para manter a forma não sofre com lesões", garante Linares.Praticamente todos os cursos de remo são dados na raia da USP, onde os clubes têm garagens para armazenar os barcos. Segundo o professor, os novatos começam com barcos-escola, mais largos e estáveis. Em dois meses estão aptos a remar sem qualquer restrição.Cepe-USP. Pça. 02. Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, 3091-3362. 4h30/21h30 (sáb., dom. e fer., 4h30/13h). R$ 180 (semestre, para pessoas acima de 30 anos).Sem se molharNo remo, a água é até dispensável. As academias têm o remoergômetro, que simula os movimentos do esporte e traz os mesmos benefícios. Confira:Costas definidasTrabalha praticamente todos os músculos das costas, principalmente no movimento de puxada.Abraço forteNa finalização do movimento de puxada, braços e ombros são muito exigidos.TanquinhoAo fim da puxada, o abdômen leva o corpo à posição inicial, o que ?malha? a barriga.Adeus, flacidezO remador flexiona as pernas contra um suporte, trabalhando panturrilha, coxas e glúteos.

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