PUBLICIDADE

''Nelson Cavaquinho mexe no mais fundo de nós''

Fernando Faro - DIRETOR E PRODUTOR MUSICAL

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Fernando Abílio de Faro Santos nasceu em Aracaju, Sergipe. Depois de perder o pai, ele e a família mudaram para São Paulo. Faro tentou a carreira de Direito, mas abandonou os bancos da Faculdade do Largo de São Francisco. Tornou-se jornalista. Em 1950, começou a trabalhar na Rádio Cultura, fazia o programa Ribalta. Na década de 1960, ele procurou novos caminhos na TV Tupi, onde Cassiano Gabus Mendes lhe deu o apelido carinhoso de Baixo, além de um contrato para adaptar O Tempo e o Vento, do gaúcho Érico Veríssimo. Fernando Faro construiu uma carreira sólida na televisão e no rádio. Dirigiu programas que se tornaram memoráveis como TV Vanguarda, Móbile, Divino e Maravilhoso e Ensaio, entre outros. Ele criou uma nova estética na televisão com o programa Ensaio, em 1968, da Tupi, ao utilizar close e big close em diversas partes do rosto do artista; mostrava-se apenas uma região como orelha, olhos, boca, nariz ou mãos. Os programas se transformaram num grande arquivo audiovisual sobre a música popular brasileira. Além de Ensaio, atualmente ele dirige o programa Móbile na TV Cultura. Qual disco ou música mudou sua maneira de ver o mundo? Trois Gymnopedies (1888), do francês Erik Satie. Qual foi o artista que mais influenciou a sua carreira? Na verdade, foi o poeta francês Francis Ponge, que conheci e leio até hoje. Pedi ao Chico Buarque que traduzisse um poema. Ele chegou com cinco versões e disse: "Baixo, trouxe cinco versões porque é sensacional." Cada vez que leio muda o significado. Que obra (CD, composição) você detestou à primeira vista e passou a venerar depois? A obra do Camargo Guarnieri. Depois de ouvir No Terreiro de Alibibi, de J.B. de Carvalho, que o Mário de Andrade mostrou ao maestro e disse "aproveita o tema". E o Guarnieri aproveitou. Qual é o disco ruim que você adora ouvir, mas tem vergonha de dizer que gosta? Reginaldo Rossi. Qual disco ou artista que você não acha tão bom, mas que todo mundo acha? Em geral, todos os sertanejos. Qual disco você comprou levado pela opinião alheia e odiou? Na verdade não chego a odiar, mas deixo de lado. Seria indelicado dizer nomes. Que música de outro você gostaria de ter composto? Gostaria de ter composto Construção, de Chico Buarque. Qual disco de sucesso deixa você com inveja por não tê-lo feito? Os discos do Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Qual clássico da MPB você acha que não merece esse título? Prefiro dizer os que merecem. Toda a obra de Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tom Jobim. Qual canção considerada clássica mereceria uma letra melhor? Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Qual disco você acreditou que seria ótimo e frustrou suas expectativas? Foi o disco que eu fiz do Marçal que tinha no coro nomes como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Milton Nascimento, Miúcha... Mas, infelizmente, não teve o apoio necessário da gravadora. Qual foi o disco que fez você passar uma noite em claro, analisando o que tinha ouvido? Com certeza foram os discos da Velha Guarda da Portela. E qual você nunca deixa de ouvir? Por quê? São, entre outros, Baden Powell, Nelson Cavaquinho e Elis Regina porque mexem no mais fundo de todos nós. De qual compositor(a), grupo ou cantor(a) você tem todos os discos? Tenho todos os discos do Chico Buarque, Elis Regina, Toquinho e do Martinho da Vila. Para você qual é a unanimidade da MPB sobre a qual não tem o menor interesse? A nova safra de sertanejos. Qual a melhor e a pior regravação de um clássico da MPB? A melhor gravação - No Rancho Fundo, com Elisinha Coelho. A pior - a mesma música regravada por uma dupla sertaneja. Aponte um disco que considera um clássico instantâneo. Ronda com Marcia. E outro, lançado nos últimos dez anos, que está entre os melhores de todos os tempos. O último CD do Chico Buarque - Carioca. Qual foi o show que mais marcou a sua vida? Amigo Ciro, dedicado ao Ciro Monteiro, no Teatro Tuca, realizado em 1972. Quem você acha que jamais deveria ter gravado um disco? Eu acho que todo mundo tem o direito de gravar. Qual cantor(a) é melhor do que os discos que grava? Lenine, Zeca Baleiro e Vanessa da Mata. Qual compositor de talento não deveria gravar as próprias canções? Silvio Cesar. Que músico você admira por combinar atitude e qualidade artística? Caetano Veloso. Qual bom disco mal gravado que mereceria ser refeito hoje pelo artista original? Todas as gravações do cantor e compositor Augusto Calheiros. Não sei se poderiam ser refeitas. Temo que o resultado talvez fosse o mesmo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.