'Museu' de selfies faz alegria de tiktokers e instagramers

Youseum, na Suécia, é o lugar perfeito para criar conteúdos para redes sociais

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Por Viken Kantarci
Atualização:

Reflexo da "era dos anos 2020", ou retrato de uma geração narcisista? Em Estocolmo, na Suécia, o último dos chamados "museus" de selfie oferece uma colorida cena para os usuários do Instagram e do TikTok. Apresentado como "uma experiência interativa para as redes sociais", o Youseum (um jogo de palavras entre "você" e "museu" em inglês), na periferia da capital sueca, não expõe obras de arte emolduradas em paredes brancas.

Visitante se joga na sala 'You Underwater' doYouseum em Solna, Suécia. Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP

E o preço da entrada (mais de US$ 30) se aproxima mais do valor do ingresso de um parque de diversões do que de um museu convencional. "Aqui, podem tirar fotos fantásticas e criar conteúdo para seus perfis no Instagram, ou no Facebook. E, se a pessoa estiver no TikTok, tem o lugar perfeito para fazer" os vídeos dessa rede, descreve uma das responsáveis do lugar, Sofia Makiniemi, em conversa com a AFP. Atrás dela, está a "sala emoji", repleta de bolas azuis e amarelas representando as famosas carinhas sorridentes. Em outros ambientes temáticos, é possível, por exemplo, pular em uma piscina cheia de bastões de espuma, simulando balas em bastão, em uma zona inspirada na Costa Azul francesa; posar sob brilhantes neons; ou se sentar em um balanço rosa gigante. "Há iluminação, música TikTok, doces, todas as coisas de que nós gostamos", comemora Zaneb Elmani, de 18 anos, que visita o lugar com um grupo de amigos. Para ela, o lugar tem o "clima dos anos 2020".

Sala 'You are the Moon'no interior doYouseum. Foto: (Photo by Jonathan NACKSTRAND / AFP

Situado em um centro comercial, o Youseum "é um museu interativo, onde você pode criar a arte que você quer ver", explica Makiniemi. Depois dos primeiros espaços lançados na Holanda pelo gigante imobiliário comercial Westfield, a Suécia é o segundo país a receber uma instituição deste tipo, inaugurada em meados de março em um centro gigantesco da empresa em Solna, na periferia de Estocolmo. Projetos similares foram anunciados para Alemanha e Dubai. A era das redes sociais e de seus "influencers" vem acompanhada de crescentes advertências sobre os possíveis riscos para a saúde mental de jovens e adolescentes, especialmente meninas. "É grande parte da nossa sociedade hoje em dia. Então, por que não tentar tornar isso mais criativo?", argumenta Makiniemi. As jovens estudantes que visitam o local neste dia não mostram qualquer preocupação a esse respeito.  

Uma das salas mais visitadas é a'"Laundry room'. Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP)

"Acho que esse lugar é lindo para as pessoas que amam tirar fotos. É muito lindo aqui, meu Deus, é muito lindo", deslumbra-se Chaymae Ouahchi, de 18 anos, que não se vê como uma "influencer" e garante ser "uma pessoa muito discreta". Gerações passadas podem torcer o nariz ao ouvir a palavra "museu" ser usada para um lugar dedicado a fazer selfies com o celular, ou podem simplesmente se resignar, como Bill Burgwinkle, um professor de 70 anos que visita o local com sua sobrinha. "Acredito que seja muito tarde para se preocupar. O mundo é assim agora", observou, acrescentando que esse tipo de instalação, até pouco tempo improvável, "parece cumprir sua função". 

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