Museu da Imigração realiza exposição sobre avós italianos

Em 'Nonni di São Paulo', testemunhos foram coletados pelo jornalista Oliviero Pluviano

PUBLICIDADE

Por Ansa
Atualização:

O Museu da Imigração de São Paulo inaugurou no sábado, 5, uma exposição temporária sobre os avós e avôs italianos que chegaram ao Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Batizada Nonni di São Paulo, a mostra reúne 50 depoimentos de imigrantes, entre 70 e 90 anos de idade, sobre o começo de suas vidas em terras brasileiras, bem como suas conquistas.

Exposição 'Nonni di São Paulo' ocupa o Museu da Imigração de São Paulo Foto: Reprodução do Instagram do Museu

PUBLICIDADE

Os testemunhos foram coletados por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar as trajetórias e compor um mosaico da imigração para o Brasil. A ideia é formar um painel de integração entre a Itália e São Paulo.

Entre os personagens, os visitantes poderão conhecer Lisena Montanaro, uma das "Mães de São Vito", que embarcou para o Brasil em 1955, dois dias depois de completar 18 anos, e Bruna e Giorgio Maschietto, ambos originários da região do baixo Vêneto e que chegaram ao território brasileiro em 1955 e 1953, respectivamente.

Inicialmente, a exposição seria lançada em março deste ano, mas precisou ser adiada em virtude do fechamento da instituição como medida preventiva contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.

Com curadoria do ProAC e do Consulado Geral da Itália em São Paulo, a mostra poderá ser prestigiada de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h (horário local).

Os ingressos para visitar o Museu da Imigração podem ser adquiridos antecipadamente pelo site ticket 360 ou pessoalmente na bilheteria, que funciona até às 16h.

Publicidade

Serviço:

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Moóca - São Paulo 

Ingresso: R$10 (inteira) e R$5 (meia) 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.