Reprodução do Instagram do Museu
Reprodução do Instagram do Museu

Museu da Imigração realiza exposição sobre avós italianos

Em 'Nonni di São Paulo', testemunhos foram coletados pelo jornalista Oliviero Pluviano

Ansa, Redação

06 de dezembro de 2020 | 13h45

O Museu da Imigração de São Paulo inaugurou no sábado, 5, uma exposição temporária sobre os avós e avôs italianos que chegaram ao Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

Batizada Nonni di São Paulo, a mostra reúne 50 depoimentos de imigrantes, entre 70 e 90 anos de idade, sobre o começo de suas vidas em terras brasileiras, bem como suas conquistas.

Os testemunhos foram coletados por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar as trajetórias e compor um mosaico da imigração para o Brasil. A ideia é formar um painel de integração entre a Itália e São Paulo.

Entre os personagens, os visitantes poderão conhecer Lisena Montanaro, uma das "Mães de São Vito", que embarcou para o Brasil em 1955, dois dias depois de completar 18 anos, e Bruna e Giorgio Maschietto, ambos originários da região do baixo Vêneto e que chegaram ao território brasileiro em 1955 e 1953, respectivamente.

Inicialmente, a exposição seria lançada em março deste ano, mas precisou ser adiada em virtude do fechamento da instituição como medida preventiva contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.

Com curadoria do ProAC e do Consulado Geral da Itália em São Paulo, a mostra poderá ser prestigiada de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h (horário local).

Os ingressos para visitar o Museu da Imigração podem ser adquiridos antecipadamente pelo site ticket 360 ou pessoalmente na bilheteria, que funciona até às 16h.

Serviço:

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Moóca - São Paulo 

Ingresso: R$10 (inteira) e R$5 (meia) 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.