Charles Platiau/ Reuters
Charles Platiau/ Reuters

Mulher italiana ganha pintura de Picasso em rifa francesa de caridade

A maior parte dos 5,1 milhões de euros arrecadados será investida em projetos de água limpa em escolas e aldeias em Camarões, Madagascar e Marrocos

Agências, Reuters

20 de maio de 2020 | 16h53

PARIS - Uma italiana ganhou uma pintura de Pablo Picasso no valor de 1 milhão de euros nesta quarta-feira, em uma rifa de caridade francesa que levantou dinheiro para projetos de abastecimento de água na África.

A ganhadora é a nova proprietária de Natureza morta, o óleo sobre tela de 1921 do mestre espanhol, que representa uma mesa, jornais e um copo de absinto.



A rifa arrecadou 5,1 milhões de euros, dos quais 900 mil serão destinados ao colecionador bilionário David Nahmad, que forneceu a pintura. O restante será usado pela instituição de caridade CARE para projetos de água limpa em escolas e aldeias em Camarões, Madagascar e Marrocos. Nahmad também deu 100 mil euros à CARE.

“Picasso teria adorado uma operação como essa porque ele era alguém com muito interesse em causas humanitárias e sociais”, disse à Reuters Peri Cochin, organizadora do evento, nos escritórios da casa de leilões de arte Christie’s, em Paris.

Ela disse que mais de 51 mil bilhetes, custando 100 euros, foram vendidos na rifa, que foi adiada pela crise do covid-19.

“Essa crise de coronavírus deixou claro o quanto é importante lavar as mãos e isso só pode ser feito com água limpa”, disse Cochin.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.